18 Abril de 2016

Um câmpus em constante evolução

A cada semestre, a Univates realiza diversas mudanças e manutenções para aprimorar sua infraestrutura, com o objetivo de tornar o câmpus um lugar cada vez mais agradável de se estar, além de facilitar os estudos e a fruição dos pensamentos. O reflexo disso pode ser constatado na observação da estrutura atual, em comparação a alguns anos atrás.

Entre as principais modificações sendo feitas no momento está a estrutura do setor de Atendimento ao Aluno, que passa a ser chamado de Atendimento Univates. Para buscar a melhoria contínua do atendimento, a sala destinada ao setor foi ampliada. Agora, são 15 guichês de atendimento presencial, com dois guichês voltados a atendimento preferencial, além de atendimento por telefone e chat em sala separada.

A ampliação do espaço foi de 209,19 m² para 325,79 m², com entrada com porta automática e mobiliário renovado. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 22h30min, e aos sábados, das 8h às 12h. O restaurante, localizado ao lado do Atendimento, no Prédio 9, também passa por reformas e conta com nova administração. Outro ponto revitalizado foi a área externa do local, que terá mais espaço para mesas ao ar livre.

Nos últimos meses, a Instituição está desenvolvendo um olhar ainda mais cuidadoso em relação à acessibilidade no câmpus. Um exemplo disso são as faixas elevadas que foram instaladas próximo ao Prédio 11. Além de reduzir a velocidade dos veículos e aumentar a segurança dos pedestres, elas também contemplam uma rota de acessibilidade para os cadeirantes, integrando as duas calçadas.

Ao longo dos próximos cinco anos, mais obras serão realizadas nesse sentido. Por exemplo, mais pontos do câmpus receberão piso podotátil e todos os elevadores serão adequados com sinais sonoros e linguagem em braile para deficientes visuais. O objetivo é adequar-se completamente à norma NBR 9050, que se refere à acessibilidade.

Durante o ano de 2016, serão finalizadas as obras do Prédio 2, na antiga Biblioteca. O local abrigará gabinetes de professores, sala da pós-graduação stricto sensu e salas dos Centros de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), de Gestão Organizacional (CGO) e de Educação Profissional (CEP). O local também contará com uma sala temática de Empreendedorismo.

As obras do Centro Clínico Univates, voltado aos cursos da área da saúde, devem ser finalizadas até o fim deste ano, com previsão de inauguração para o início de 2016.
No ano de 2017, também deve ser inaugurado o novo prédio do Unianálises, localizado próximo ao Tecnovates.

Mais uma novidade na área da saúde é que a Univates poderá usufruir, a partir de 2016, de dois andares do Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado. A previsão é que as obras sejam completadas até o fim deste ano e, dessa forma, cerca de 2.400 m² da área do HBB estarão disponíveis para os estudantes dos cursos da área da saúde.

Texto: Tuane Eggers