25 Abril de 2016

Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), também regido pela Lei do Sinaes, é um indicador avaliativo de uma avaliação externa em que o estudante concluinte de um curso de nível superior (graduação) é avaliado e consiste em aferir o rendimento acadêmico do estudante em final de curso.

O Enade ocorre no segundo semestre de cada ano e segue um ciclo avaliativo trienal, cujas áreas de conhecimento são contempladas e classificadas em três
grupos:

GRUPO AZUL

Cursos de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Química Industrial e Sistemas de Informação; licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras, Pedagogia e tecnólogo em Redes de Computadores.

*Este grupo fez a prova em 2014 e a próxima será em 2017.

GRUPO VERMELHO

Cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia e Relações Internacionais; tecnólogos em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Logística.

*Este grupo fez a prova em 2015, cujo resultado será divulgado oficialmente ao final de 2016.

GRUPO VERDE

Cursos de bacharelado em Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia; tecnólogo em Estética e
Cosmética.
*Este grupo fez a prova em 2013 e neste ano, em 20 de novembro, a realiza novamente.

Observação: os cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (EAD), Gestão de Micro e Pequenas Empresas e Fotografia não foram contemplados nas edições do Enade até a presente data, de acordo com a legislação vigente. O curso de Ciências Exatas – Licenciatura não é avaliado no Enade por ser um curso com três habilitações integradas.

Quem faz a prova?

A prova do Enade engloba os acadêmicos concluintes, que estão no final do curso e se preparando para a formatura. Neste ano quem fará a prova são os
alunos dos cursos que envolvem o grupo verde que se formarão em 2016B ou 2017A.

Além do Conceito do Enade, é gerado a partir do ciclo avaliativo do Enade o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Para o cálculo do CPC são considerados
a resposta do estudante concluinte ao Questionário do Estudante Enade, o corpo docente do curso e as instalações físicas. Em uma escala de 1 a 5, o
CPC determinará se o referido curso poderá ter seu reconhecimento renovado. Cursos com CPC igual ou maior que três estão automaticamente renovados, e os que tiverem conceitos um ou dois serão submetidos a um processo de avaliação externa.

“A Instituição propõe e lança ações no sentido de divulgar e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância e o papel de cada um nos
resultados dessa avaliação. O resultado positivo é significativo para manter a qualidade dos cursos ofertados pela Univates e para os nossos futuros
diplomados levarem consigo um diploma de qualidade”. Iranice Heisser - Procuradora Institucional e responsável pelo Enade na Univates