10 Maio de 2016

Inovação Pedagógica

Desde fevereiro de 2016 os Centros de Gestão Organizacional (CGO), de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) contam com um apoio importante aos coordenadores e professores: o Coordenador Pedagógico. Além de dar suporte aos docentes, orientar atividades formativas e buscar soluções em conjunto para as demandas pedagógicas, cabe ao coordenador pedagógico auxiliar na organização e alteração dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), documento que regulamenta os cursos perante o MEC.

Os coordenadores pedagógicos estão vinculados ao Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), aproximando o setor dos diretores, coordenadores e professores dos Centros. A ideia é que cada profissional consiga atender às especificidades de cada Centro dentro de suas áreas de conhecimento e desenvolver um trabalho
técnico-pedagógico com o corpo docente para melhoria contínua dos processos de ensino e de aprendizagem.

Conheça o coordenador do seu Centro:
CCBS – Maurício Fernando Nunes Teixeira
CCHS – Tiago Weizenmann
CGO – Adriano Azeredo
CETEC – Luís Antônio Schneiders

Para o professor Teixeira, a objetivo final é que resultados reflitam no ensino e na aprendizagem em sala de aula. “Cada centro tem suas especificidades e o coordenador pedagógico poderá trabalhar junto aos professores as diversas ferramentas e metodologias disponíveis, sobretudo as ativas. A ideia é ampliar o
olhar sobre o processo de ensino e de aprendizagem e trazer para a sala de aula experiências significativas para os alunos”, conclui.

Já para Weizenmann, um dos desafios, agora, é a adequação dos PPCs das licenciaturas às novas diretrizes do MEC. “Temos dois anos para, em conjunto com os coordenadores e professores, estudarmos os projetos de curso frente às adequações necessárias. As novas diretrizes pretendem corroborar a ideia de que
o futuro professor tenha discussões e experimentações prático-teóricas sobre a docência ao longo de todo o curso, reforçando a qualidade da formação”, comenta. Conforme o docente, vários professores já procuraram auxílio para discutir metodologias e práticas que podem aperfeiçoar os processos dentro da sala de aula. “Vai ser um trabalho de parceria, de apoio. Estamos disponíveis para articular, discutir, assessorar coordenadores e docentes no processo de aprendizagem”, finaliza.

Clique para ampliar