25 Abril de 2016

Comissão Própria de Avaliação

A autoavaliação da Univates é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que atualmente é presidida pela professora Claudete Rempel. Ela explica que a CPA coordena e articula os processos de avaliação da Univates com o intuito de garantir que as ações decorrentes dos apontamentos que surgem dos processos sejam encaminhadas e ocorram as devidas devolutivas.

“É importante que o aluno saiba que existe um órgão autônomo que confere as ações que estão sendo feitas. Vemos a demanda, solicitamos um plano, analisamos e depois conferimos o que foi feito. Se não foi realizado, questionamos o motivo”, acrescenta ela.

A CPA é composta por representantes da Univates - Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), Associação de Docentes da Fuvates (Adof), Diretório Central Estudantil (DCE), Associação dos Funcionários da Fuvates (Affes) e da própria Univates - e externos - Associações Comerciais e Industriais do Vale do Taquari (ACIs) e Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat).

Representantes externos demonstram o que o mercado espera dos diplomados da Instituição e apresentam novas demandas. O DCE, por outro lado, leva as informações aos alunos. Assim buscamos dialogar e inserir os diversos públicos interessados em termos uma Instituição sempre se aperfeiçoando e transparente”, finaliza Claudete. As reuniões da CPA ocorrem a cada dois meses. Os membros atuais da CPA e mais informações podem ser conferidos em www.univates.br/avaliacao-institucional.

DCE: representa os estudantes na CPA

Um dos membros da CPA é o Diretório Central dos Estudantes (DCE), cujo o representante é eleito internamente pelo Diretório para participar das reuniões,
coletar informações, levar reivindicações/sugestões, dialogar com os outros membros da comissão e levar um feedback aos associados do DCE, participando ativamente dos processos da CPA. “As demandas são recebidas por meios virtuais e pelo contato de estudantes com a diretoria/funcionários e sugeridas conforme o decorrer das reuniões”, explica Rodrigo Müller, atual representante do DCE na CPA. “A nova gestão do diretório só participou de uma reunião da CPA, por isso ainda não há um conhecimento abrangente do funcionamento da comissão e da esquematização para recolhimento de demandas e de retorno para os associados. Pretendemos pensar meios para que o feedback ocorra de maneira plena”, explica a diretoria do DCE.

Clique para ampliar