06 Outubro de 2016

A Univates será universidade. O que muda?

A Univates encaminhou ao Ministério da Educação (MEC), no final de 2015, o pedido de re(credenciamento) da Instituição e transformação de sua organização acadêmica para Universidade. Atualmente, o processo aguarda a designação de comissão avaliadora e a visita in loco deve ocorrer nos próximos meses. Mas, no que a configuração de uma universidade impacta para a comunidade acadêmica? Destacamos alguns pontos importantes sobre o tema:

Processo orgânico

Historicamente, a instituição surgiu em 1969 como extensão da Universidade de Caxias do Sul (UCS) ofertando os cursos de Letras, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Em 1972 passou a ser Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates) e mantendo duas faculdades. No ano de 1997 houve a fusão delas em uma única instituição, a Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (Univates). A partir de 1999 a Univates passa a ser Centro Universitário, credenciada pelo MEC, com autonomia para oferta de uma diversidade de cursos, mantendo-se como uma instituição comunitária e sem fins lucrativos. Ser comunitária significa estar atenta às demandas regionais e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural do seu entorno, além de cumprir o papel de disseminação do conhecimento científico. Ao longo dos anos, a evolução da Univates acompanhou o crescimento da região. Nos últimos anos, a Univates consolidou-se como um dos melhores centros universitários do país, sendo a transformação em universidade um passo decorrente do crescimento. “Nosso processo de transformação é orgânico e vem se consolidando ao longo dos últimos 25 anos. Esse re(credenciamento) é a coroação de todo um processo que veio se construindo ao longo do tempo. Em nenhum momento houve atropelo de tempo. A Univates está amadurecida para essa nova etapa e estamos com uma base sólida e forte para enfrentar os novos desafios”, ressalta o reitor, Ney José Lazzari.

Mais oportunidades aos acadêmicos

Hoje, a Univates possui uma rotina que sustenta as principais atividades de uma universidade. Para a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Júlia Elisabete Barden, a transformação da organização acadêmica em universidade potencializará as atividades já existentes. Um exemplo é a oferta de mais oportunidades para atuação e participação dos  estudantes de graduação como bolsistas em projetos de pesquisa e extensão, pois as áreas serão ampliadas, sobretudo as pesquisas ligadas aos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados). Com o re(credenciamento), o processo de qualificação do ensino será intensificado, uma vez que os investimentos em pesquisa e extensão possuem efeitos também sobre as atividades de ensino. Além disso, ser universidade permitirá à Instituição pleitear mais recursos em editais externos para financiamento dos projetos de pesquisa e das atividades de extensão.

Internacionalização

Ser universidade facilita a comunicação com instituições estrangeiras. A universidade é uma organização universal, enquanto centro universitário é uma estrutura incomum no meio internacional. Ser universidade também confere a coroação de maturidade que reforça a qualidade da Instituição em termos de pesquisa, de interação com a comunidade e de organização interna.