Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

04 Outubro de 2016

ENADE: O que é? Quem deve fazer?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um indicador avaliativo, obrigatório para cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos), e consiste em avaliar o conhecimento agregado do estudante em final de curso.
 
De acordo com a legislação do Ministério da Educação (MEC), o Enade é componente curricular obrigatório para todos os estudantes concluintes que se enquadram nos critérios definidos pelo MEC. O concluinte que não comparecer ao exame (prova) torna-se estudante em situação irregular e está sob pena de não colar grau e de não receber o Diploma de Conclusão de Curso até que a situação esteja regularizada.
 
Além da prova, que ocorre no segundo semestre de cada ano e segue um ciclo avaliativo trienal, o estudante concluinte deve responder ao Questionário do Estudante, também obrigatório. 
 
De acordo com a procuradora institucional da Univates, Iranice Heisser, o conceito do Enade para o curso é gerado a partir do desempenho coletivo dos estudantes no exame e, a partir dele, é constituído o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que determina a renovação de reconhecimento do curso avaliado.
 
Em 2016, participam do Enade os cursos representantes do GRUPO VERDE: Biomedicina, Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Estética e Cosmética (Tecnologia), Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.
 
O curso superior de tecnologia em Estética e Cosmética participa do Enade pela primeira vez com um número considerável de concluintes e, com os demais cursos, busca alcançar conceitos positivos para garantir a renovação de reconhecimento com qualidade no ciclo de 2016. 
 
Os cursos de Medicina e Odontologia têm amostragem somente de estudantes ingressantes e estão dispensados de realizar a prova. Desse modo, os cursos não gerarão conceito Enade nem CPC para este ciclo avaliativo.
 
A prova do Enade 2016 será aplicada no dia 20 de novembro, com a participarão de 213 estudantes concluintes. Destes, 41 são de Biomedicina, 27 de Educação Física, 27 de Enfermagem, 39 de Estética e Cosmética, 29 de Farmácia, 21 de Fisioterapia e 29 de Nutrição.
Clique para ampliar