06 Outubro de 2016

Avaliação Discente e Docente: Um instrumento a serviço dos estudantes

A Avaliação Discente e Docente é um momento no qual estudantes e professores avaliam a sala de aula: práticas pedagógicas, processos de aprendizagem e de avaliação. A Avaliação Discente e Docente é anônima e individual e ocorre semestralmente, exclusivamente pelo site www.univates.br/avaliacao. É importante participar desse processo pois ele impacta em sala de aula, na melhoria contínua dos currículos e práticas pedagógicas.

Funcionamento:

Com participação voluntária dos estudantes e professores dos cursos ofertados pela Univates em seus diferentes níveis de ensino (técnico, graduação, sequencial e idiomas), a avaliação acontece todos os semestres para avaliar os professores, a coordenação de curso e o curso.

São contempladas questões relacionadas às disciplinas/módulos do currículo de cada curso, à metodologia das aulas e à atuação do professor em sala de aula, contribuindo para o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem. Após a avaliação, cada coordenador de curso recebe um relatório detalhado, contendo também as observações dissertativas dos alunos (sempre anônimas). Os coordenadores têm dois papéis nesse momento: avaliar individualmente cada professor e dar retorno sobre sua avaliação e encaminhar às direções de Centro propostas de melhoria, de acordo com os pontos elencados na avaliação.

Quem está envolvido:

O processo de Autoavaliação Institucional está vinculado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e conta com o apoio de duas Comissões de Avaliação:

Comissão Própria de Avaliação (CPA): responsável por coordenar o processo de autoavaliação, é composta por representantes internos e externos. A partir das informações recebidas por meio das avaliações, a CPA participa da análise e sugere à Reitoria um plano de ações de melhorias.

Comissão Interna de Avaliação (CIA): presta apoio técnico à CPA. Em conjunto, as duas comissões elaboram os procedimentos operacionais para a autoavaliação. A CIA é formada por representantes da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, do setor de Planejamento, do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e por um representante de cada Centro.

Além disso, alunos e reitoria se encontram a cada semestre para dialogar. Para cada edição do processo de Avaliação Discente e Docente é organizada uma Reunião da Reitoria com Representantes de Turma, que ocorre no período de realização desta avaliação. Participam desse momento um representante da Reitoria, os diretores de Centro e representante da CPA. A reunião tem por objetivo apresentar aos estudantes as principais ações realizadas com base nos dados coletados nas avaliações do semestre anterior, bem como ouvir novas demandas.

Legislação:

A Autoavaliação Institucional é regida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. É um processo avaliativo que ocorre por meio da Avaliação Discente e Docente, da Avaliação de Serviços e Infraestrutura, entre outros processos avaliativos internos.