04 Outubro de 2016

Avaliação Discente e Docente destaca processos de ensino e de aprendizagem

Com interface responsiva, salvamento automático e opção de editar as respostas, o novo formulário da Avaliação Discente e Docente da Univates foi desenvolvido de maneira a permitir o olhar para a prática docente e a autorreflexão do estudante em relação ao seu aprendizado.

A partir de uma demanda da Comissão Interna de Avaliação (CIA), o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) organizou um grupo de estudos com professores representantes dos Centros aos quais estão vinculados os cursos da Instituição para avaliar o instrumento usado até então e pensar em modificações que pudessem contribuir para o processo de avaliação. De acordo com a coordenadora do NAP, professora Daiani Clesnei da Rosa, a Instituição vem trabalhando com a formação de professores a partir de metodologias ativas e inovadoras. “Percebemos que o questionário era muito focado no ensino e não na aprendizagem, então, víamos apenas uma face dessa questão. Da forma como o questionário está estruturado agora, mobilizamos o estudante a fazer a autoavaliação do seu processo de aprendizagem”, explica.

Segundo Daiani, a partir do novo instrumento será possível ver a questão de forma mais ampliada, desde o ensino pelo docente até o resultado da metodologia de ensino utilizada para o aproveitamento do estudante. “Isso proporciona que o estudante também se perceba de forma mais comprometida e que ganhe autonomia”, finaliza ela. A partir do trabalho do NAP, o formulário foi aplicado com algumas turmas de maneira experimental, de forma que os acadêmicos envolvidos também puderam expor suas percepções sobre o instrumento e sugerir melhorias.

Além disso, o design de interface foi proposto pelos diplomados Marcus Vinicius Wildner e Edimilsom Fabrício Mees em um trabalho para a então disciplina de Design para Meios Digitais, do curso de Design, sob orientação do professor Rodrigo Brod, em 2014B. Após sugestões dos estudantes que participaram da aplicação experimental, a interface foi finalizada em conjunto com a equipe do setor de Marketing e Comunicação da Univates.

Novidades

Além das questões pedagógicas, o novo formulário pode ser respondido, durante o período da Avaliação Discente e Docente, a qualquer momento e em qualquer lugar. Por conta da interface responsiva, o questionário se adapta aos diferentes tamanhos de tela dos diversos equipamentos eletrônicos. Conforme a gestora do setor de Planejamento da Univates, Jaqueline Lavall, cada resposta será salva automaticamente pelo sistema. “Essa era uma demanda dos estudantes, que foi contemplada na nova versão. Além disso, o acadêmico pode editar o formulário quantas vezes quiser durante o período da avaliação. As respostas serão computadas se 100% das questões da disciplina forem respondidas”, explica Jaqueline.
Clique para ampliar