04 Outubro de 2016

Reuniões entre Reitoria e alunos: canal de diálogo

As reuniões entre a Reitoria, diretores dos centros e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) com representantes de turmas são momentos nos quais a Instituição aproveita para ouvir novas demandas e sugestões. A partir desses encontros, a Univates estuda a viabilidade das solicitações dos estudantes e estabelece planos de ação para atendê-las .

Além disso, como destaca o vice-reitor, Carlos Cândido da Silva Cyrne, as reuniões funcionam como um “canal de diálogo” para potencializar a qualidade do ensino. “A partir delas buscamos as melhores condições possíveis para que a aprendizagem aconteça”, afirma.

No primeiro semestre deste ano letivo, as reuniões ocorreram em maio e envolveram representantes de turmas do Centro de Educação Profissional (CEP), do Centro de Gestão Organizacional (CGO), do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec), do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS).

A acadêmica de Gestão de Micro e Pequenas Empresas Cláudia Betina Sulzbach participou do encontro do CGO. Cláudia segue a mesma linha de pensamento do vice-reitor e acrescenta que as reuniões são importantes para se fazer análises críticas e construtivas, com foco na evolução do centro universitário. “Uma Univates melhor depende de cada um de nós”, ressalta.

O canal de diálogo entre Instituição e alunos gerou uma série de iniciativas que foram adotadas. Entre os encaminhamentos que a Univates fez estão a ampliação do número de vagas para estacionamento atrás do Centro Cultural e a liberação do acesso dos ônibus, para embarque e desembarque, no recuo existente no Prédio 11 nos turnos da manhã e tarde.

Além disso, já há um planejamento estabelecido para outras ações, como a implantação de iluminação entre o Centro Cultural e o Prédio 16 e a cobertura para motocicletas no Prédio 16.

Feedback

Os representantes de turma têm o papel de ser o interlocutor dos colegas com a Reitoria. Após as reuniões, eles também devem repassar aos seus colegas os principais pontos abordados nos encontros, constantes no relatório de devolutivas que é elaborado.

Confira o panorama dos principais assuntos propostos nas reuniões do primeiro semestre e seus encaminhamentos:

O QUE FOI FEITO
Acesso de ônibus ao recuo existente no Prédio 11 nos turnos da manhã e tarde
O acesso para embarque e desembarque neste ponto foi liberado durante o dia, para facilitar o deslocamento dos estudantes nos turnos da manhã e tarde, como já ocorria no turno da noite.

Falta de vagas nos estacionamentos, em especial nos prédios 11 e 12
Foi disponibilizado novo espaço de estacionamento, atrás do Centro Cultural, com aproximadamente 100 novas vagas.

Instalação de bar/lancheria no Prédio 18
Foi instalado um balcão de atendimento, semelhante ao existente no Prédio 12. Além disso, está em funcionamento no Centro Clínico um bar e restaurante desde o primeiro semestre de 2016.

O QUE ESTÁ SENDO FEITO
Disponibilização de mais livros na Biblioteca
Para os casos em que houve dificuldade de localizar ou mesmo a indisponibilidade de algum título, os estudantes podem sugerir a compra das obras diretamente ao coordenador do seu curso ou pelo site da Biblioteca, via link: http://bit.ly/1ZNUgac.

Abertura das salas mais cedo para acesso dos alunos
Uma análise está sendo feita sobre esse tema. Inicialmente, as salas dos prédios 17 e 18 estão sendo abertas com antecedência. Caso a experiência se mostre satisfatória, a medida poderá ser implementada nos demais prédios.

O QUE SERÁ FEITO
Iluminação entre o Centro Cultural e o Prédio 16
O setor de Engenharia e Manutenção está elaborando um projeto para avaliar alternativas no sentido de ampliar/melhorar a iluminação no trecho.

Cobertura entre prédios e para motocicletas no Prédio 16
A instalação de coberturas é feita de forma gradativa. Serão feitos o estacionamento para deficientes e a cobertura para motocicletas no Prédio 16. Posteriormente haverá a instalação de cobertura entre os prédios 16 e 17.

QUESTÕES INSTITUCIONAIS
Turmas com muitos alunos
A questão é recorrente entre as demandas apresentadas pelos alunos. Há alguns casos de turmas específicas em que é ampliado o número de vagas para atender a pedidos específicos em disciplinas com vagas esgotadas. Em 2016A, a grande maioria das turmas ofertadas, 424, tinha entre 26 e 45 alunos matriculados e apenas 5,4% do total de turmas tinham mais de 55 alunos matriculados.

Alterações nas paradas de ônibus
A Univates não possui gerência sobre a instalação de paradas de ônibus em via pública. A Instituição segue as orientações estabelecidas pela Prefeitura de Lajeado.