04 Outubro de 2016

Univates expande acessibilidade para os meios digitais

Não existe hora nem lugar para se falar de inclusão. Na Univates o tema é cada vez mais fomentado por meio de palestras, conversas, estudos e pela infraestrutura, tanto física como digital. Isso mesmo, o projeto de acessibilidade da Univates não se restringe apenas ao espaço físico, tem se expandido também para os meios digitais.

Com a preocupação de oferecer conteúdo fácil para todos os públicos o site da Univates conta com a barra de acessibilidade, que auxilia os usuários oferecendo atalhos de navegação padronizados e opção de alterar o contraste para facilitar a leitura. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal e podem ser conferidas na parte superior da tela.

O projeto foi desenvolvido seguindo as recomendações da W3C - World Wide Web Consortium Brasil e normas de acessibilidade web da e-MAG - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico. Conforme Rafael Mallmann, programador da Univates, isso envolve muito mais do que simplesmente apresentar os conteúdos, e sim, como eles são disponibilizados, desde a escolha de cores e fontes adequadas. “Existem várias formas de as pessoas enxergarem as informações. Então, temos que pensar em todas limitações, desde a baixa visão até a deficiência auditiva”, afirma.

Além disso, agora o site conta também com uma página específica sobre o assunto. Nela é possível conferir como está a acessibilidade na Univates (questões físicas e acadêmicas) e links que possam auxiliar quem tem interesse pelo assunto (há opções, por exemplo, de um minidicionário ilustrado de Língua Brasileira de Sinais – Libras e a dica de uma instituição sem fins lucrativos que produz e empresta livros falados, de forma gratuita, para pessoas com deficiência visual).

Coordenador da área do site e criação da Univates, Cristiano Lenz garante que existe uma preocupação forte por parte da Instituição com a área digital, pois ela, além de facilitar o entendimento para os usuários, está cada vez sendo mais utilizada. “Trinta por cento da população têm algum tipo de deficiência visual. Por isso são necessárias essas adequações. É o caso do alto-contraste, que permite fazer maior diferenciação das cores e assim facilitar a compreensão”, afirma.

As novidades, porém, não param por aí. Os vídeos produzidos pela Univates estão sendo legendados, e passam a atender a demanda de deficientes auditivos e também visuais, por meio da descrição de imagens. A novidade fica também por conta do Hand Talk, tradutor de libras que em breve poderá ser utilizado no site da Instituição sem a necessidade de utilização de software terceiro.