05 Maio de 2017

Univates comemora bons resultados das visitas in loco do MEC

O Ministério da Educação (MEC) frequentemente designa comissões para avaliação in loco nas Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país. O objetivo é supervisionar e regular as instituições e os cursos ofertados. Na Univates não é diferente e as comissões que por aqui passaram no último ano deixaram ótimos retornos sobre a nossa qualidade.

Em 2016 a Instituição foi submetida à avaliação in loco para recredenciamento do Centro Universitário UNIVATES. Em uma escala de 1 a 5, recebeu o conceito 4 e garantiu seu recredenciamento para os próximos cinco anos. O relatório foi composto por cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, avaliado com nota 4; Desenvolvimento Institucional, que recebeu conceito 4.7; Políticas Acadêmicas, que ficou com nota 4.5; Políticas de Gestão, avaliado em 4.4, e Infraestrutura Física, com nota 4.6. Durante a visita, a comissão salientou o viés comunitário da Univates, seu potencial na relação com os diplomados e evidente avanço na internacionalização.

As notas demonstram que a Univates se mantém em um diferencial de qualidade, estando entre as mais bem avaliadas do Rio Grande do Sul. Com o conceito 4 alcançado, concomitante ao processo de recredenciamento, a Univates busca a transformação da organização acadêmica de Centro Universitário em Universidade. Atualmente o processo encontra-se tramitando na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), e, em seguida, passa pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), ambos vinculados ao MEC.

O andamento dessa solicitação pode demorar meses ou anos para ser analisada. Enquanto isso, a Univates continua seguindo sua rotina. Segundo o reitor, Ney José Lazzari, a mudança de status potencializa o que já é realizado. “Hoje a Univates já possui uma rotina que sustenta as principais atividades de uma universidade. A transformação da organização acadêmica em Universidade potencializará as atividades já existentes. Um exemplo é a oferta de mais oportunidades para atuação e participação dos estudantes de graduação como bolsistas em projetos de pesquisa e de extensão, pois as áreas serão ampliadas, sobretudo as pesquisas ligadas aos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados). Com a mudança de status, o processo de qualificação do ensino será intensificado, uma vez que os investimentos em pesquisa e extensão possuem efeitos também sobre as atividades de ensino. Além disso, ser Universidade permitirá à Instituição pleitear mais recursos em editais externos para financiamento de projetos de pesquisa e de atividades de extensão”, comenta.

Avaliações de cursos
Além do recredenciamento, ainda em 2016, a Univates recebeu comissões de avaliação do MEC para reconhecimento dos cursos de Engenharia Elétrica e Superior de Tecnologia em Gastronomia. Ambos foram muito bem avaliados, obtendo conceito 4, em uma escala de 1 a 5, de acordo com os parâmetros educacionais.

Já em 2017, a Instituição recebeu duas comissões para reconhecimento dos cursos de Medicina e Superior de Tecnologia em Fotografia. O curso de Medicina, com conceito 4, será submetido à análise do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e, posteriormente, encaminhado à Seres para emissão do ato regulatório (portaria oficial de reconhecimento). O curso de Fotografia foi reconhecido com nota máxima (conceito 5), que comprova excelência na qualidade de ensino.