05 Maio de 2017

Campus com acesso a todos

A Univates possui uma Política de Inclusão e Acessibilidade que norteia os processos de ensino e aprendizagem. Com isso objetiva contribuir para a participação das pessoas com deficiência na vida acadêmica, científica e cultural da Instituição.

Todos os prédios construídos a partir de 2013 cumprem todas as normas de acessibilidade (Tecnovates, Centro Cultural, Estádio Olímpico e Centro Clínico), que não são poucas. Além disso, obras como as elevadas e os rebaixamentos da rua Avelino Talini, que seriam de obrigação do poder público, foram efetuadas pela Instituição, prezando pela boa mobilidade em todo o campus. Os decks do laguinho, assim como a reestruturação do Prédio 2, foram pensados para esses espaços serem acessados por todos. De março de 2016 a março deste ano as mudanças continuaram. A Univates fez novas obras visando à melhoria na mobilidade das pessoas com deficiência visual e motora.

Confira o que foi feito:
1. Piso podotátil ao longo da rua Avelino Talini e da avenida Alberto Muller;
2. Novas vagas de estacionamento com cobertura para pessoas com deficiência;
3. Espaços destinados a pessoas com deficiência nas paradas de ônibus;
4. Nova rampa para facilitar o acesso de cadeirantes ao Prédio 2;
5. Pisos podotáteis ao longo de toda a área interna do campus;
6. Peças em braile nos corrimãos;
7. Faixas reflexivas nas escadas;
8. Mapas táteis ao longo da rota.

Do real ao virtual
O site da Instituição também recebeu novidades no último ano. Agora ele passa a contar com um tradutor de libras, o Hand Talks, ferramenta que realiza a tradução para a Língua Brasileira dos Sinais. Além disso, dispõe da barra de acessibilidade, que auxilia oferecendo atalhos de navegação padronizados e opção de alterar o contraste para facilitar a leitura.

“Acho que a Univates tem uma estrutura desenhada para a inclusão de todas as pessoas com alguma dificuldade em sua locomoção. Tem rampas de acesso em todos os prédios, elevadores e elevadores especiais onde tem escadas, por exemplo, no Teatro. Além disso, para as pessoas com visão reduzida, tem caminhos demarcados e sinais em braile. Finalmente, para conseguir uma inclusão completa, tem também na sua plataforma virtual a possibilidade de tradução à linguagem de sinais, sendo isso muito importante para fazer a vida de todo mundo mais confortável”, afirma Daniel Esteban Parra, estudante intercambista da Corporación Universitaria Minuto de Dios (Uniminuto), Colômbia.
Clique para ampliar