05 Maio de 2017

Tecnologia para agilizar processos e serviços

Na área de Tecnologia da Informação (TI), a Instituição promoveu uma série de melhorias a partir de sugestões dos estudantes na Avaliação Institucional. Foi feita a cobertura de sinal wireless no estacionamento de ônibus localizado atrás do Prédio 16. Também foi ampliada a banda de internet, que agora totaliza 1,6 Gbps de internet – cerca de 80% a mais do que o disponibilizado até o final de 2016.

Um novo totem de consulta também foi disponibilizado aos estudantes no Prédio 9. O terminal, com tecnologia touchscreen, é um piloto para que a Univates possa verificar se essa é uma alternativa aos atuais terminais de consulta dos totens azuis disponibilizados pelo campus. Ainda, a Instituição habilitou um sistema de cache do Google que torna o acesso às aplicações da suíte Google for Education mais rápido na rede da Univates.

Por falar em rede, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) incentiva alunos e professores a configurarem e utilizarem a rede wi-fi “Univates” em seus dispositivos (smartphones, notebooks, tablets etc.). É uma forma mais transparente, fácil e segura de utilizar a rede wi-fi do campus.

Rede direcionada aos intercambistas
A Instituição também lançou a rede Education Roaming (Eduroam), direcionada para uso específico de alunos intercambistas oriundos de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que também aderiram ao serviço. O Eduroam é um dos serviços providos pela Rede Nacional de Pesquisas (RNP) para as federações que já aderiram à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). A rede foi desenvolvida para a comunidade internacional de educação e pesquisa e oferece acesso sem fio à internet, sem a necessidade de múltiplos logins e senhas.

Reprografia
Na área de reprografia, a Absoluta, em parceria com a empresa Selbetti, inaugurou, no semestre 2017A, um novo sistema informatizado de impressões. Os totens de autoatendimento foram instalados inicialmente nos Prédios 12 e 18 e na Biblioteca. E serão disponibilizados gradativamente em outros espaços do campus.

Entre as vantagens desse novo serviço está a maior mobilidade: a ideia é que o aluno tenha mais autonomia para imprimir seus materiais ao poder enviá-los de qualquer lugar – de casa, por e-mail, pelo celular – e imprimi-los por meio de qualquer um desses totens.

Recadastro de senhas
Com o objetivo de garantir mais segurança e confidencialidade, a Univates iniciou uma campanha de recadastro das senhas para uso institucional. Por esse motivo, professores, alunos e funcionários que não trocaram a senha de seu login nos últimos 12 meses passaram a receber um aviso nas páginas internas às quais solicitam acesso.