05 Maio de 2017

Oportunidade de melhorar a sua sala de aula

A Avaliação Discente e Docente é um momento no qual estudantes e professores avaliam a sala de aula: práticas pedagógicas, processos de aprendizagem e de avaliação. Anônimo e individual, o processo ocorre todos os semestres, exclusivamente pelo site www. univates.br/avaliacao.

Para a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional da Univates, Júlia Barden, este é o momento no qual todos podem apresentar suas percepções sobre a Instituição. “Buscamos escolher um período do semestre para auxiliar no desenvolvimento da disciplina. De nada adianta fazermos no início das aulas, pois os participantes não terão subsídios para avaliar de forma adequada os processos de ensino/aprendizagem, e, se for feito muito tarde, não teremos tempo para ajustar as necessidades identificadas”, lembra Júlia.

Após a avaliação, cada coordenador de curso recebe um relatório detalhado contendo também as observações dissertativas dos alunos (sempre anônimas). Os coordenadores têm dois papéis nesse momento: analisar os resultados por disciplina juntamente com os professores e NDE dos cursos e encaminhar às direções de Centro propostas de melhoria, de acordo com os pontos elencados na avaliação.

Inovação
Desde os últimos semestres o sistema vem apresentando novidades, contando com melhorias na interface, que tornam o espaço mais amigável, ágil e interativo. Além disso, agora também é possível responder o questionário de forma parcial. “O acesso foi facilitado, podendo ser realizado de qualquer recurso eletrônico quando se está esperando o início das aulas, ou até mesmo durante o intervalo. Essas melhorias se somam à forma como o processo é realizado. O estudante pode alterar as respostas quantas vezes considerar necessário até que o processo seja encerrado”, lembra a pró-reitora.

Reunião de líder
Para cada edição do processo de Avaliação Discente e Docente também é organizada uma Reunião da Reitoria com Representantes de Turma, que ocorre no período de realização desta avaliação. Participam desse momento um representante da Reitoria, os diretores de Centro e representante da Comissão Própria de Avaliação – CPA. “Os líderes das turmas precisam se organizar previamente, conversando com a turma e buscando possíveis considerações e sugestões. O mesmo deve ser feito após o encontro, como forma de dar um feedback aos colegas de aula”, explica a pró-reitora.

Adesão
Confira nos gráficos ao lado os índices de participação de alunos e professores na Avaliação Discente e Docente durante os últimos semestres.