05 Maio de 2017

Saiba mais sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), indicador avaliativo obrigatório para cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos), consiste em avaliar o conhecimento agregado do estudante em final de curso.

Quem faz a prova? A prova é de participação obrigatória aos acadêmicos concluintes, que estão no final do curso e se preparando para a formatura em 2017B ou 2018A.

Neste ano farão a prova os estudantes dos cursos representados no Grupo Azul:

a) bacharelados em Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Química Industrial, Sistemas de Informação;

b) licenciaturas em Educação Física, História, Letras, Pedagogia, Ciências Biológicas;

c) tecnólogo em Redes de Computadores.

O concluinte que não comparecer ao exame (prova) torna-se estudante em situação irregular e fica sob pena de não colar grau e, consequentemente, não receber o Diploma de Conclusão de Curso até que a situação esteja regularizada.

O Enade segue o ciclo avaliativo trienal e ocorre no segundo semestre de cada ano. Além da prova, o estudante concluinte deve responder ao Questionário do Estudante, também obrigatório.

Para a formanda de Farmácia Bruna Reckziegel, a prova do Enade é um mistério. “Tentamos deduzir, juntamente com os professores, o que vai cair, mas a incerteza é constante. Com relação à prova, ela é bem extensa e massante pelo fato de tratar de vários assuntos”, conta. Bruna explica que, quando fez a prova, percebeu que na graduação alguns assuntos específicos são mais focados que outros. “Nas questões tem de tudo, mas, no último Enade, a área de análises clínicas foi bem enfatizada”, relembra.