Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

06 Outubro de 2017

Visitas in loco do MEC atestam qualidade da Univates

O Ministério da Educação (MEC) frequentemente designa comissões para avaliação in loco nas Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país. O objetivo é supervisionar e regular as instituições e os cursos ofertados. Na Univates não é diferente e as comissões que passam por aqui têm deixado ótimos retornos sobre a nossa qualidade. Foi justamente a partir da visita in loco para recredenciamento que a Instituição obteve nota 4 e completou o processo de transformação em Universidade, iniciado em 2016 e homologado em julho deste ano. 
 
Em 2017, a Instituição recebeu quatro comissões para avaliação in loco para reconhecimento dos cursos Superior de Tecnologia em Fotografia, Medicina, Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (EAD) e Gestão Financeira. De acordo com a Procuradora Institucional da Univates, Franciele Krämer, o reconhecimento é condição necessária para a validade nacional dos diplomas emitidos pela Instituição.
 
O curso de Fotografia recebeu, em março, a nota máxima em uma escala de 1 a 5, o que garante excelência na oferta do curso. Segundo o coordenador do curso, Leonel de Oliveira, todas as três dimensões avaliadas tiveram excelentes pareceres: a organização didático-pedagógica e as instalações ficaram com nota 4,7 e o corpo docente, com 4,5. “Percebemos dos avaliadores uma valorização muito grande quanto ao relacionamento entre alunos, professores e Instituição. O engajamento do curso e a dedicação dos estudantes foram muito elogiados pela comissão”, comenta Oliveira. O coordenador ainda salienta os investimentos feitos: “No início do segundo ano de curso já estávamos com novos estúdios. Além disso, toda nossa estrutura foi aprimorada a partir do feedback dos estudantes. Essa parceria foi fundamental para que pudéssemos nos qualificar e aproveitar ao máximo nossos recursos”, declara.
 
Já o curso de Medicina atingiu o conceito 4, que indica ter diferencial de qualidade. Após passar pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e posterior análise final da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), o curso foi legalmente reconhecido pelo MEC em agosto. O coordenador, professor Luiz Fernando Kehl, declara que o reconhecimento confirma a qualidade do curso, já destacada na avaliação in loco, e que o objetivo daqui para frente é mantê-la. “Vale destacar que 67% dos cursos de Medicina do Brasil receberam nota satisfatória (4 e 5) e a Univates está nesse grupo”, frisa ele. Kehl acrescenta ainda que o reconhecimento é resultado do esforço coletivo da Univates, representada pela Reitoria, corpo docente, estudantes e funcionários, agregados à representatividade da comunidade externa.
 
O curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (EAD) também recebeu visita in loco, em agosto, para fins de reconhecimento, e recebeu nota 4, ou seja, é um curso com diferencial de qualidade. Com a primeira turma iniciada em 2015, o curso é o primeiro ofertado na modalidade de Ensino a Distância (EAD) pela Instituição. “A nota 4 representa que o curso vai além do básico. No panorama nacional, grande parte dos cursos são nota 3. Então, para nós, os envolvidos no processo, a nota 4 é uma grande conquista”, afirma o professor coordenador Alexandre Stürmer Wolf, ressaltando que os processos continuarão sendo melhorados e aperfeiçoados para alcançar a nota 5 nas próximas avaliações.
 
Em setembro, foi a vez do curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira ser avaliado. 
O curso também atingiu o conceito 4, garantindo seu reconhecimento com diferencial de qualidade. Entre os pontos positivos do curso, está a possibilidade da obtenção de dupla diplomação do estudante.
 
De acordo com o coordenador do curso, Gabriel Machado Braido, o resultado é excelente e atesta a excelência do projeto pedagógico, infraestrutura, corpo docente e discente do curso. “A comissão avaliadora elogiou muito a nossa infraestrutura e o engajamento de todos os professores e estudantes com o processo de avaliação e com o curso de Gestão Financeira. A comissão também avaliou positivamente a possibilidade de obtenção da dupla diplomação, afirmando que esta prática é comum em cursos de pós-graduação, especialmente os em nível de mestrado e doutorado, sendo algo inédito e inovador para cursos de graduação, especialmente os de nível tecnológico”, destaca ele.
 
Texto: Nicole Morás
 
Clique para ampliar