06 Outubro de 2017

Visitas in loco do MEC atestam qualidade da Univates

O Ministério da Educação (MEC) frequentemente designa comissões para avaliação in loco nas Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país. O objetivo é supervisionar e regular as instituições e os cursos ofertados. Na Univates não é diferente e as comissões que passam por aqui têm deixado ótimos retornos sobre a nossa qualidade. Foi justamente a partir da visita in loco para recredenciamento que a Instituição obteve nota 4 e completou o processo de transformação em Universidade, iniciado em 2016 e homologado em julho deste ano.

Em 2017, a Instituição recebeu quatro comissões para avaliação in loco para reconhecimento dos cursos Superior de Tecnologia em Fotografia, Medicina, Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (EAD) e Gestão Financeira. De acordo com a Procuradora Institucional da Univates, Franciele Krämer, o reconhecimento é condição necessária para a validade nacional dos diplomas emitidos pela Instituição.

O curso de Fotografia recebeu, em março, a nota máxima em uma escala de 1 a 5, o que garante excelência na oferta do curso. Segundo o coordenador do curso, Leonel de Oliveira, todas as três dimensões avaliadas tiveram excelentes pareceres: a organização didático-pedagógica e as instalações ficaram com nota 4,7 e o corpo docente, com 4,5. “Percebemos dos avaliadores uma valorização muito grande quanto ao relacionamento entre alunos, professores e Instituição. O engajamento do curso e a dedicação dos estudantes foram muito elogiados pela comissão”, comenta Oliveira. O coordenador ainda salienta os investimentos feitos: “No início do segundo ano de curso já estávamos com novos estúdios. Além disso, toda nossa estrutura foi aprimorada a partir do feedback dos estudantes. Essa parceria foi fundamental para que pudéssemos nos qualificar e aproveitar ao máximo nossos recursos”, declara.

Já o curso de Medicina atingiu o conceito 4, que indica ter diferencial de qualidade. Após passar pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e posterior análise final da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), o curso foi legalmente reconhecido pelo MEC em agosto. O coordenador, professor Luiz Fernando Kehl, declara que o reconhecimento confirma a qualidade do curso, já destacada na avaliação in loco, e que o objetivo daqui para frente é mantê-la. “Vale destacar que 67% dos cursos de Medicina do Brasil receberam nota satisfatória (4 e 5) e a Univates está nesse grupo”, frisa ele. Kehl acrescenta ainda que o reconhecimento é resultado do esforço coletivo da Univates, representada pela Reitoria, corpo docente, estudantes e funcionários, agregados à representatividade da comunidade externa.

O curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (EAD) também recebeu visita in loco, em agosto, para fins de reconhecimento, e recebeu nota 4, ou seja, é um curso com diferencial de qualidade. Com a primeira turma iniciada em 2015, o curso é o primeiro ofertado na modalidade de Ensino a Distância (EAD) pela Instituição. “A nota 4 representa que o curso vai além do básico. No panorama nacional, grande parte dos cursos são nota 3. Então, para nós, os envolvidos no processo, a nota 4 é uma grande conquista”, afirma o professor coordenador Alexandre Stürmer Wolf, ressaltando que os processos continuarão sendo melhorados e aperfeiçoados para alcançar a nota 5 nas próximas avaliações.

Em setembro, foi a vez do curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira ser avaliado.
O curso também atingiu o conceito 4, garantindo seu reconhecimento com diferencial de qualidade. Entre os pontos positivos do curso, está a possibilidade da obtenção de dupla diplomação do estudante.

De acordo com o coordenador do curso, Gabriel Machado Braido, o resultado é excelente e atesta a excelência do projeto pedagógico, infraestrutura, corpo docente e discente do curso. “A comissão avaliadora elogiou muito a nossa infraestrutura e o engajamento de todos os professores e estudantes com o processo de avaliação e com o curso de Gestão Financeira. A comissão também avaliou positivamente a possibilidade de obtenção da dupla diplomação, afirmando que esta prática é comum em cursos de pós-graduação, especialmente os em nível de mestrado e doutorado, sendo algo inédito e inovador para cursos de graduação, especialmente os de nível tecnológico”, destaca ele.

Texto: Nicole Morás

Clique para ampliar