06 Outubro de 2017

O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um indicador avaliativo obrigatório para cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos). A prova busca avaliar o conhecimento agregado pelo estudante em final de curso.

Quem precisa fazer?
Neste ano a prova é voltada a estudantes concluintes e inscritos pela Univates, dos seguintes cursos:

Bacharelado:
Arquitetura e Urbanismo
Ciências Biológicas
Engenharia Ambiental
Engenharia da Computação
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Produção
Engenharia de Software
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Sistemas de Informação

Ciências Biológicas
Letras

Tecnólogos:
Análise e Desenvolvimentos de Sistemas - EAD
Redes de Computadores

Não se preocupe, se você foi inscrito para participar, recebeu um comunicado oficial por e-mail e, ao longo do semestre, continuará recebendo mais notícias. Confira sua caixa de entrada!

Por que o Enade é importante para o estudante?
Reconhecimento no mercado;
Qualidade no currículo;
Empregabilidade.

“O Enade avalia o rendimento do estudante em conclusão de curso. Por meio dele, o estudante consegue verificar as habilidades e competências adquiridas ao longo de sua formação e que são necessárias no mercado de trabalho”, explica Franciele Maria Krämer, Procuradora Institucional da Univates.

O Enade é realizado em três etapas:
Preenchimento do cadastro on-line (até 26 de novembro);

Preenchimento do questionário* (até 26 de novembro);
*As questões envolvem informações socioeconômicas do estudante e sua percepção sobre o curso. Entre os temas avaliados pelos estudantes, estão: oportunidades de intercâmbio oferecidas, equipamentos e materiais de aulas práticas disponibilizados aos estudantes, biblioteca e formas de aprendizagem.
Nesse instrumento de coleta de informações, o estudante é instigado a informar o que o curso e a Univates lhe ofereceram ao longo de sua vida acadêmica.
As respostas obtidas no Questionário do Estudante formam a base de cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador avaliativo que possibilitará a renovação de reconhecimento do curso avaliado.

Prova (aplicada no dia 26 de novembro, às 13h).
“Considero a prova do Enade de fundamental importância para o concluinte da graduação, uma vez que avalia o rendimento e as competências adquiridas ao longo do curso. A discussão em torno das metodologias ativas abriu os horizontes para uma nova maneira de se pensar a sala de aula”, afirma a diplomada do curso de Letras, Lucileine Kummer, que realizou o Enade em 2014. “A teoria aliada a exemplos práticos enriqueceu de forma significativa os meus conhecimentos na área”, completa.

Texto: Ana Amélia Ritt