03 Maio de 2018

Ensino a distância, qualidade sempre presente

Mesmo com o desejo de vivenciar o cotidiano acadêmico, muitas pessoas não conseguem estar no campus universitário diariamente, seja por afazeres do trabalho ou da vida pessoal. “A leitura de cenário vem mostrando, há algum tempo, a necessidade de oferta dessa modalidade de ensino”, conta a diretora de Educação a Distância (EAD) da Univates, Edí Fassini.

Para se preparar, a Instituição adquiriu experiência com disciplinas a distância em cursos presenciais e também com curso de graduação e de pós-graduação EAD. Conforme Edí, o perfil de conclusão dos cursos EAD é similar ao dos presenciais, com orientação e apoio tutorial para o desenvolvimento das atividades e acolhimento nos polos. “Estamos construindo um projeto grandioso de formação de profissionais no ensino superior, que potencializará desenvolvimento e inovação para muito além do território que o ensino presencial da Univates influencia”, destaca.

Para o coordenador da CPA, professor Dênis Barnes, implementar e manter um curso superior são tarefas complexas, ainda mais quando se trata de um curso a distância. “Mais do que um simples projeto que alia tecnologia ao contexto da educação, trata-se de um modelo de curso que possui características, formatos e linguagens diferenciados”, explica Barnes. Assim, a criação e a manutenção de um curso EAD exigem bem mais do que a discussão do melhor modelo pedagógico ou estrutura curricular. Elas exigem um gerenciamento adequado a fim de garantir o pleno desenvolvimento das atividades dos cursos.

Avaliação Institucional, por que os alunos do EAD também devem fazer?

O processo de avaliação institucional permite acompanhar a evolução dos cursos e tem como objetivo identificar aspectos positivos (melhores práticas) ou apontar fragilidades que possam dificultar a obtenção de resultados satisfatórios. Desta forma, os resultados da avaliação são utilizados tanto para reforçar os pontos positivos já existentes como para  aprimorar o que não está adequado.

O objetivo sempre é a busca por uma melhor qualidade no processo de ensino/aprendizagem. Os estudantes têm um papel importante no processo da avaliação institucional para ajudar a identificar estes elementos. Por outro lado, igualmente importante, é o papel que os estudantes desempenham no processo de ensino/aprendizagem, pois além das boas condições que são necessárias (pedagógicas e de infraestrutura), faz-se necessário que assumam uma postura de protagonistas neste processo.

Avaliação de Infraestrutura e serviços disponível também para alunos dos cursos EAD

Como forma de avaliar a infraestrutura e os serviços prestados pela Univates e buscando facilitar o canal entre os estudantes e a Instituição, a Univates disponibiliza o formulário de Avaliação de Infraestrutura e Serviço. Por meio dele os estudantes de cursos presenciais e EAD podem encaminhar demandas de manutenção e investimentos físicos pelo campus e pelos polos.

Esse espaço tem facilitado e estreitado as relações entre a Univates e os acadêmicos e está disponível de forma permanente, podendo ser acessado a qualquer momento pelo Universo Univates, no link www.univates.br/avaliacaoinfra. Após o envio da demanda pelo estudante, o setor responsável recebe a comunicação e possui prazo de 5 dias úteis para o encaminhamento da solicitação, de acordo com o seu planejamento. Além disso, o estudante recebe um retorno sobre a sua sugestão dentro desse prazo, podendo verificar as melhorias realizadas por meio da sua participação na gestão e no dia a dia da Univates.

Clique para ampliar