Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

06 Outubro de 2018

Mercado de trabalho: um caminho ainda mais próximo

Mais importante que adquirir conhecimento é ter onde aplicá-lo. Conforme o aluno se identifica com a escolha do curso e evolui em sua área de formação, vai se deparando com o desejo de atuar na profissão e com isso, vem a necessidade de pensar sobre sua carreira. E é justamente essa demanda que a Central de Carreiras da Univates busca atender.
 
O setor atua com o objetivo de inserir o estudante no mercado de trabalho. Em 2017, foram 1.310 vagas abertas e 19.289 currículos de alunos e diplomados da Instituição enviados a empresas do Vale do Taquari por meio do Balcão de Empregos. Para isso, o aluno deve cadastrar seu currículo de forma on-line e gratuita por meio do Universo Univates. Assim ele passa a receber por e-mail a divulgação de vagas de emprego e de estágio. 
 
Um bom currículo
 
Psicóloga e coordenadora de Gestão de Carreira da Univates, Janaína Schneider lembra da importância de manter um bom currículo. “A gente percebe que às vezes o aluno não dá a devida importância para o currículo, mas ele é a carta de apresentação do candidato. É por meio dele que a empresa vai conhecer os interessados e fazer a pré-seleção”, aponta.
 
Conforme Janaína, alguns detalhes simples podem ser fundamentais para agregar ainda mais valor ao currículo, confira:
 
- é muito importante mantê-lo sempre atualizado;
- o estudante precisa estar ciente de seu objetivo profissional e deixar isso claro para o recrutador;
- fazer pequenas adaptações no currículo antes de encaminhá-lo para a empresa também pode ajudar. Por exemplo, o candidato pode manter todas as suas experiências anteriores, mas dar foco maior - para as que considerar mais relevantes para a determinada vaga;
- deve existir coerência entre as experiências profissionais, determinando exatamente o início e o término de cada uma;
- para finalizar, a dica é mostrar o currículo para alguém que possa auxiliar o candidato na escrita correta e coerente das informações.
 
Feira de Oportunidades
 
Com a proposta de fortalecer o relacionamento dos alunos com as empresas, uma iniciativa inovadora foi realizada no início do mês de setembro. A Feira de Oportunidades, que integrou a programação da Semana Acadêmica do Centro de Gestão Organizacional (CGO), atraiu 27 empresas do Vale do Taquari e mais de dois mil alunos e diplomados das diversas áreas de formação da Univates.
 
A ação é vista pela Instituição como um marco inicial para uma nova etapa que está por vir na área. Segundo Janaína, a feira, que deve entrar no calendário de eventos anuais da Universidade, busca mostrar como os alunos podem chegar até a empresa. “Queremos que eles conheçam mais de perto as necessidades das empresas para ver quais oportunidades eles podem ter, e com isso enxergar mais possibilidades”, explica.
 
Symplicity
 
Outras novidades também devem ser apresentadas aos estudantes ainda no segundo semestre de 2018. Entre elas, a plataforma Symplicity, que já está em fase de implementação. A empresa norte-americana, especialista em soluções para empregabilidade, chegou ao Brasil em 2017.
 
A nova ferramenta permite que o usuário disponibilize mais informações para a empresa, em um modelo de currículo flexível, que apresenta conhecimentos e competências de forma mais específica. “Precisamos dar mais atenção ao mercado de trabalho e à forma como o aluno deve se portar diante dele. Queremos ser referência em captação de bons profissionais”, diz a psicóloga.
 
Além disso, também será possível a realização de agendamentos para orientações de carreira, montagem de currículo e preparação para entrevistas. A plataforma, conforme explica Janaína, não é somente uma ferramenta de interação com a empresa, mas vem acompanhada de diversas possibilidades para que o aluno possa pensar e desenvolver sua carreira ainda durante a graduação, por meio da oferta de atividades que incluem, por exemplo, o relacionamento com empresas, a interação com o Linkedin e a possibilidade de participar de eventos relacionados a carreira e empregabilidade.
 

 

Clique para ampliar