26 Setembro de 2019

Mais de 500 alunos da Univates participam do Enade em 2019

Postado as 26/09/2019 15:57:02

Por Elise Bozzetto

Em 2019 a previsão é que em torno de 550 alunos da Univates realizem a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Mesmo que você esteja no início de um curso de graduação, é importante saber o que é o Enade. A prova avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico). A qualidade dos cursos é verificada em relação às competências adquiridas pelo aluno em sua formação, conforme os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos. O exame é aplicado obrigatoriamente no segundo semestre de cada ano. Então fique atento: em 2019, a prova ocorre no dia 24 de novembro.

Por que é importante se dedicar ao exame

O Enade compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), permitindo conhecer a qualidade dos cursos superiores. Os resultados da prova do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Por isso é importante que o estudante cumpra seu papel nesse processo com empenho e dedicação. É um compromisso consigo, com seus colegas e com a Instituição.

Quem participa nesta edição?

Para a edição deste ano são contemplados os seguintes cursos da Univates ofertados na modalidade presencial: Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física - bacharelado,  Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Tecnologia em Estética e Cosmética. Representam esse grupo o total de 543 estudantes concluintes.

Além do compromisso obrigatório com a prova, os discentes também devem responder ao Questionário do Estudante, no período de 2 de setembro a 21 de novembro, por meio do sistema Enade.

A procuradora educacional institucional da Univates, Franciele Maria Krämer, acredita que o Enade oportuniza aos alunos a revisão geral dos conteúdos dos cursos. “É um momento em que os estudantes poderão revisar conteúdos e habilidades importantes para a sua formação profissional. Também é uma chance de o estudante utilizar o bom desempenho na prova como um fator positivo no seu currículo, atestando a qualidade do diploma que está recebendo”, afirma.

Franciele destaca a importância do Enade para a Instituição e para o País. “O desempenho insatisfatório de algum curso compromete a avaliação da Universidade e do próprio curso, o que pode impedir financiamentos estudantis (como o Fies) e também o ingresso de novos estudantes no curso”, comenta. “É uma avaliação muito importante para a Instituição. Os resultados do Enade auxiliam a Univates, por exemplo, na proposição de mudanças nos projetos pedagógicos dos cursos avaliados”.  Além disso, ela explica que o Ministério da Educação utiliza os resultados do Enade para melhorar o ensino superior no País.

Já conhece o desconto-prêmio?

Alunos de qualquer curso de graduação da Univates que participarem do Enade como concluintes e obtiverem desempenho acima da média geral do Brasil na prova podem solicitar o desconto-prêmio em curso de pós-graduação lato sensu ofertado pela Universidade. A solicitação é feita por meio da apresentação do Boletim de Desempenho Individual, que é disponibilizado ao participante após a divulgação oficial dos resultados. Mais de 40 estudantes já se beneficiaram com esse desconto.

Informações podem ser encontradas no site www.univates.br/enade. Dúvidas podem ser esclarecidas com o setor de Planejamento e Avaliação Institucional, pelo e-mail enade@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5320 ou 5115.