26 Setembro de 2019

Monitorias, oportunidade para desenvolvimento de habilidades e de currículo

Postado as 26/09/2019 16:03:26

Por Nicole Morás

Elise Bozzetto

Entre tantas oportunidades disponíveis aos estudantes, como os projetos de extensão, a Univates possibilita a realização de monitoria discente, que tem como objetivos oportunizar ao monitor experiência pedagógica orientada que envolva atividades relacionadas com o processo ensino-aprendizagem, incentivar o trabalho integrado entre docentes e monitores, favorecendo a qualidade de ensino, e incrementar a ação educacional, valorizando a formação profissional do aluno da Univates.

Por meio das monitorias, estudantes da graduação e dos cursos de pós-graduação podem atuar em sala de aula, auxiliando o professor nas atividades. As atividades podem ser realizadas de forma voluntária ou remunerada, sempre que forem requeridas pelos professores, pelas coordenações de curso, pelas coordenações de Área ou pelas direções de Centro ou por proposição do estudante interessado.

Nicole Morás

Conforme a pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Pinheiro, a realização de monitoria discente é uma oportunidade para o estudante que já teve contato com determinado conteúdo contribuir na aprendizagem dos colegas que estão tendo esse contato pela primeira vez ou que encontram alguma dificuldade específica na matéria. “Além disso, muitos estudantes sentem-se mais à vontade para sanar dúvidas com os próprios colegas, o que auxilia no desenvolvimento de habilidades que vão além da compreensão cognitiva, como trabalhar em equipe, formular questionamentos pertinentes, desenvolver um processo sistematizado de estudo, reforçar determinados conhecimentos. Isso vai ao encontro da pirâmide de aprendizagem de William Glasser, que diz que nós aprendemos 10% quando lemos, mas 95% quando ensinamos aos outros. Assim, a monitoria também é uma oportunidade de aprendizado, em que há ganhos tanto para quem procura esse apoio quanto para quem atua como monitor. Ambos têm oportunidade de desenvolver as habilidades mencionadas acima”, finaliza.

Para Willian Zanon, a monitoria é uma excelente forma de aprendizagem, tanto para as matérias que ele está cursando quanto para aproveitar no mercado de trabalho. “Como lidamos com diferentes estudantes, com diferentes pensamentos, é interessante para identificar dúvidas e o comportamento dos alunos, já que pretendo fazer um mestrado posteriormente. Com certeza essa foi a minha principal motivação”, afirma.

Elise Bozzetto

Zanon acrescenta que alguns conteúdos são comuns para disciplinas de mais de um semestre. Por isso, a experiência permite ao monitor revisar muitos assuntos que, por vezes, eram esquecidos ou pouco usados. “Já ocorreram situações em que precisei utilizar esses conteúdos em matérias dos últimos semestres, e isso facilitou muito o meu entendimento. Ainda por cima é fundamental para quem deseja cursar um mestrado após a graduação. Acredito que a monitoria é uma experiência bem interessante, independente do caminho que for seguido após o término do curso”, finaliza.

As monitorias são reguladas pela Resolução 110/Reitoria/Univates e gerenciadas pela Central de Carreiras. As vagas de monitoria remunerada são publicadas aqui e na Plataforma de Carreiras.  Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail estagios@univates.br.