Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

12 Junho de 2020

Órgãos colegiados da Univates têm espaços destinados a estudantes

Órgãos colegiados da Univates têm espaços destinados a estudantes

Postado as 12/06/2020 14:16:49

Por Júlia Amaral

Ana Paula Vieira Labres

Estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates têm representatividade e podem participar de diferentes órgãos colegiados. Ou seja, os acadêmicos são convidados a envolverem-se nas tomadas de decisão de seus respectivos cursos, Centros e da Universidade. Portanto, é importante saber quais são esses órgãos, o que fazem e quais alunos fazem parte de cada um.

O Conselho de Curso (Concur) tem a responsabilidade de elaborar propostas de ensino, pesquisa e extensão universitária relacionadas com a qualificação do curso. Seus objetivos são promover a integração entre os professores e alunos, analisar e propor alterações ou aperfeiçoamentos curriculares e divulgar informações e dados de interesse do curso. Os membros do Diretório Acadêmico (DA) são convidados a participar do Concur. 

Já a responsabilidade do Conselho de Centro (Concen) é promover, analisar e propor planos e medidas de qualificação, titulação e aperfeiçoamento do pessoal docente do Centro e propor ações interdisciplinares e convênios interinstitucionais destinados a qualificar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. O Concen conta com um representante dos estudantes para cada Centro. Saiba quem representa seu Centro com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) - dce@univates.br.

Arquivo pessoal

Cabe ao Conselho Universitário (Consun) deliberar sobre a política institucional, os planos de ação, os instrumentos legais internos e a avaliação das ações executadas. Esse é um órgão normativo, consultivo e deliberativo superior da administração universitária e última instância de recurso na Univates. Atualmente, quem representa os estudantes é o presidente do DCE, Bruno Mallmann Cavalheiro, estudante de História, e seu suplente é o primeiro tesoureiro do DCE, Jeferson Ziem, estudante de Ciências Biológicas.

Para Jeferson, que também é presidente do DA da Biologia, a participação ativa dos estudantes nas comissões, conselhos, DCE e DAs é muito importante.

Quando há um estudante participando, evitamos que as decisões sejam tomadas sem o olhar estudantil. Querendo ou não, nós somos os principais consumidores do que a Instituição fornece. Então é importante que estudantes participem desses processos porque a nossa voz precisa ser ouvida
afirma Jeferson Ziem, suplente do Consun

Além desses Conselhos, os estudantes também são representados em comissões da Univates, como a Comissão Própria de Avaliação (CPA), que tem atuação autônoma e é responsável pela condução dos processos de avaliação da Instituição, como a autoavaliação dos cursos de graduação presenciais e a distância. Quem representa os estudantes na CPA também é o Jeferson. “Na CPA discutimos diversos processos pelos quais a Universidade passa, desde a avaliação do Ministério da Educação (MEC) até modificações na infraestrutura”, explica.

Na Comissão de análise dos pedidos do Fundo de Apoio ao Estudante (FAE), quem representa os estudantes é Jennifer Cover, segunda secretária do DCE. A FAE avalia os recursos financeiros, reservados à concessão de ajuda de custo ou auxílio aos alunos. 

Além disso, em situações extraordinárias como a da pandemia do novo coronavírus, são organizadas novas comissões. Atualmente a Univates conta com a comissão de análise de dificuldades financeiras decorrentes da pandemia de Covid-19, em que os alunos são representados por Bruno Mallmann Cavalheiro e Jeferson Ziem.

Clique para ampliar