Laboratório de Paleobotânica e Evolução de Biomas

O laboratório de Paleobotânica e Evolução de Biomas do Museu de Ciências da Univates, atualmente coordenado pelo professor Dr. André Jasper, foi criado em agosto de 1995, integrando coleções de amostras de fitofósseis e de herbário. Em 1998, foi necessária a separação destas coleções, criando-se uma coleção científica e uma didática de paleobotânica e uma didática de paleozoologia, além da manutenção do herbário.

Além de atender cursos de graduação e aos Programas de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), em Ensino (PPGEnsino) e em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), o laboratório dá suporte a projetos de pesquisa nas áreas de paleobotânica e de gênese e evolução dos biomas terrestres (paleoecologia). A estrutura disponibilizada e as coleções presentes no Museu de Ciências permitem a atuação de pesquisadores e bolsistas de diferentes níveis (apoio técnico, iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado, pesquisador visitante estrangeiro) desenvolvam as suas atividades de formação e pesquisa. Além disso, processos de divulgação de resultados e de popularização da ciência, são ações frequentes do laboratório.

O LPbEvBi/MCN/Univates mantém acordos de colaboração com outras instituições de Ensino Superior e institutos de pesquisa (nacionais e internacionais), o que permite ampla inserção na comunidade científica. Atualmente, o foco principal das pesquisas desenvolvidas pela sua equipe é o estudo de carvão vegetal macroscópico (charcoal) como indicativo direto da ocorrência de paleoincêndios vegetacionais durante o Tempo Geológico. Apesar da concentração de esforços no estudo de paleoincêndios vegetacionais, avaliações de cunho taxonômico e bioestratigráfico também vêm sendo conduzidas.

Além disso, o laboratório atende às diferentes exigências de um núcleo de pesquisa em paleobotânica e evolução de biomas, permitindo tanto a salvaguarda e o estudo científico do patrimônio fitofossilífero quanto a formação de recursos humanos especializados na área.

Assim, em seus mais de 20 anos de história, o objetivo fundamental do LPbEvBi/MCN/Univates (contribuir com a pesquisa paleobotânica em seus diferentes níveis) vem sendo amplamente atingido, estando prevista a ampliação dos seus objetos de estudo para áreas que complementem esta área em específico, como a palinologia e o ensino de geociências em diferentes níveis.