Orquestra Gustavo Adolfo Univates

Sobre a Orquestra

Em 2019 as instituições de ensino: Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo e Universidade do Vale do Taquari - Univates firmaram uma parceria para formar uma Orquestra de referência no Vale do Taquari, a Orquestra Gustavo Adolfo Univates. Com o objetivo de se tornar uma orquestra filarmônica, hoje, a Orquestra é regida pelo maestro Astor Jair Dalferth, que conta com um grupo de trinta músicos.

O grupo vem conquistando notoriedade e prestígio na comunidade, bem como, passa a ser um dos cartões postais de ambas as instituições, levando seus nomes e filosofias por onde se apresenta.

A Orquestra Gustavo Adolfo Univates é uma grande referência cultural para o município de Lajeado, que, com seu grupo qualificado, proporciona à comunidade momentos marcantes por meio da música.

Histórico da Orquestra

+ 10.000 espectadores.

Em 2023 a Orquestra Gustavo Adolfo Univates promoveu dois grandes concertos no Teatro Univates, o tradicional concerto de inverno e o natalino, que encantaram o público com seus repertórios envolventes. Também esteve presente em aberturas de eventos corporativos e acadêmicos. Ainda, proporcionou à comunidade uma bela apresentação no encerramento da 17ª Feira do Livro de Lajeado.

A Regência

Maestro titular: Astor Jair Dalferth

Natural de Teutônia, o maestro, compositor e arranjador Astor Jair Dalferth é graduado em Música da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), no curso de Licenciatura - Especialização em Teclados.

Começou seus estudos em música desde os 9 anos de idade, tocando violão popular. Aos 12, começou a estudar trombone a pisto, e aos 14, passou ao trombone de vara e também às primeiras aulas de piano. Assim, teve também suas primeiras aulas de harmonia e arranjo com o Maestro Gerson Thomaz de Carvalho (Pernambuco).

Por vários anos, paralelamente aos seus estudos, foi instrumentista da Banda Municipal de Estrela. Foi coordenador de oficinas de música e maestro de Orquestras nas cidades de Estrela, Teutônia, Garibaldi, Lajeado, Nova Petrópolis e Imigrante. Foi Sargento Músico da Aeronáutica, na Base Aérea de Canoas, entre 1986 e 1989. Também regeu vários coros da região do Vale do Taquari. Para desenvolver as funções nomeadas, participou regularmente de cursos, oficinas e painéis da FECORS e de Curitiba.

Coordenou projetos socioculturais em Bento Gonçalves e Pelotas, tendo a música como ferramenta inclusiva e de transformação dos alunos em sua grande maioria em vulnerabilidade social.

Foi o maestro que quebrou vários paradigmas em nossa região, introduzindo um repertório mais atraente e dinâmico em suas orquestras, incluindo coreografias nos arranjos de temas populares e desde 1997, levando as orquestras à Alemanha, abrindo portas e mostrando outra realidade cultural brasileira.

Tem interesse em ter a Orquestra em seu evento?

Acesse aqui: Requisição da Orquestra

Núcleo de Cultura Univates
E-mail: cultura@univates.br
Fone: (51) 3714-7000 Ramal 5944