Sobre o NIH

O Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) atua nas áreas de meteorologia e hidrologia. Suas atividades consistem no monitoramento de elementos meteorológicos e hidrológicos, elaboração da previsão do tempo e transmissão dessas informações para veículos de comunicação.

A previsão do tempo é organizada a partir da compilação das informações disponíveis em diferentes portais de clima e tempo, além do acompanhamento de variáveis meteorológicas registradas por estações meteorológicas da Univates e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para isso, o setor consulta as mais variadas fontes, como: imagens do satélite meteorológico GOES 16 e modelos numéricos disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), imagens de radar meteorológico divulgadas pela Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet), mapas de previsão do tempo do National Centers for Environmental Prediction (NCEP/NOAA) e do Windy.

Pensando na segurança da população, acompanha alertas meteorológicos e hidrometeorológicos emitidos pelos sites do Inmet, INPE e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

Além disso, as variáveis meteorológicas obtidas pela estação meteorológica instalada no campus da Univates, em Lajeado, formam um banco de dados de 15 anos, que pode ser utilizado tanto pelo público acadêmico como privado.


CONTATO

Sala: Setor A - Prédio 1 - Sala 117
Fone: (51) 3714.7000 Ramal 5822
Email: nih@univates.br