Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

CRIE Interact

Contextualização

A aprendizagem interdisciplinar é um tema que tem ocupado a pauta do planejamento das atividades educativas na Universidade do Vale do Taquari - Univates, principalmente pela adoção de metodologias ativas de ensino nos cursos da Instituição.

A partir de uma primeira iniciativa nesse sentido, realizada durante o primeiro semestre de 2017, iniciou-se o projeto interdisciplinar de desenvolvimento de novos negócios, com a participação de estudantes de diferentes disciplinas e cursos.

objetivos

Possibilitar aos estudantes universitários o desenvolvimento de atividades e trabalhos multidisciplinares, envolvendo diferentes cursos e áreas de conhecimento. Espera-se oferecer, no mínimo, uma edição do projeto por semestre letivo.

Metodologia

Para o desenvolvimento de produtos e serviços, atividade realizada em disciplinas dos cursos da Univates, agregam-se estudantes de outras disciplinas, de qualquer curso de graduação, técnico ou tecnológico, de forma a criar projetos completos de negócios, com vistas a colocar no mercado o produto ou serviço desenvolvido.

Os projetos abrangem todas as operações necessárias para lançar o produto ou serviço no mercado, desde o desenvolvimento do produto ou serviço até a estruturação do modelo de negócio do empreendimento.

Agregam-se também estudantes encarregados do desenvolvimento do design, da comunicação dos produtos e serviços e da proposição de tratamentos para os efluentes gerados na elaboração do produto.

A indicação dos produtos ou serviços a serem desenvolvidos pode ser oriunda de demandas das empresas, devidamente aprovadas pelas instâncias superiores da Univates.

No final do semestre, os projetos completos são apresentados conjuntamente, em um seminário, pelos estudantes participantes dos projetos.