O objetivo principal é despertar o espírito empreendedor e a capacidade de gestão financeira pessoal dos estudantes de Ensino Médio, possibilitando que os estudantes universitários, por meio da multidisciplinaridade, da interação com a comunidade em geral e do conhecimento da realidade socioeconômica local, desenvolvam conhecimentos pertinentes à sua formação profissional e pessoal.
Os objetivos específicos do projeto são:
O projeto é desenvolvido com a seguinte metodologia:
O projeto está vinculado a disciplinas de graduação ofertadas pelo Centro de Gestão Organizacional. Em um semestre do ano o projeto vincula-se à disciplina de Finanças Pessoais e no outro semestre, à disciplina de Empreendedorismo.
Inicialmente o professor de cada disciplina orienta a aprendizagem dos acadêmicos sobre os temas e os conteúdos específicos que serão abordados nas oficinas.
Após, os estudantes organizados em equipes devem preparar todos os materiais (apostilas, textos, planilhas, vídeos, exercícios, slides e outros materiais didáticos) que serão utilizados nas oficinas.
Além de preparar os materiais os acadêmicos simulam algumas oficinas em sala de aula, orientados pelo professor.
Finalizadas as simulações, os estudantes devem agendar a realização de oficinas com escolas de Ensino Médio. Confirmado o agendamento com a escola, é definido um professor orientador, dentre os participantes do projeto, para acompanhar os acadêmicos na realização da oficina na escola.
Cada oficina pode ter uma ou duas etapas, com duração aproximada de duas a quatro horas cada uma. Se a atividade for realizada em duas etapas, devem ocorrer com intervalo mínimo de 15 dias entre a primeira e a segunda.
Cada grupo de estudantes deve realizar, no mínimo, uma oficina de quatro horas em uma escola da região de atuação da Univates.
Essas oficinas ocorrem uma vez a cada semestre letivo.
As escolas interessadas em receber as atividades do projeto devem entrar em contato pelo e-mail crie@univates.br.