ESFORÇO FISCAL E TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS: OS EFEITOS DA RECESSÃO ECONÔMICA NA ARRECADAÇÃO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Autores

  • Victor Godeiro de Medeiros Lima Universidade de Brasília
  • Roberto José Vieira de Sousa Lima UFRN e UNIRN
  • Leandro Saraiva Dantas de Oliveira Univerisidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1510

Palavras-chave:

Receita pública. Contabilidade municipal. Crise econômica.

Resumo

Os prefeitos responsabilizam a recente crise econômica pelo agravamento de diversos problemas que ocorrem atualmente na prestação de serviços básicos à população, atrasando, inclusive, os salários de seus servidores públicos. Alega-se que a queda nas arrecadações das receitas é a responsável pela incapacidade em fazer jus às obrigações financeiras. Com isso, o presente estudo tem como objetivo analisar a composição das receitas arrecadadas pelos municípios brasileiros no período de 2013 a 2015.Em virtude da incipiente literatura que versem sobre a crise econômica brasileira recente, o estudo se baseou em artigos científicos que abordam a composição das receitas arrecadadas pelos municípios. A pesquisa é descritiva e qualitativa e possui 88 municípios brasileiros em sua amostra, divididos em dois grupos: o Grupo A, que consiste em 44 municípios de maior Produto Interno Bruto (PIB); e o Grupo B, que consiste em 44 municípios de menor PIB. Coletou-se dados sobre as receitas próprias e de transferências correntes. Através da análise dos dados, constatou-se que os municípios do Grupo B são mais dependentes das transferências correntes (em média, 95%), enquanto os municípios do Grupo A dependem de forma equânime das receitas próprias e de transferência. A crise econômica afetou negativamente as receitas de transferência, que apresentaram uma queda de 7,2% no período analisado, enquanto as receitas próprias aumentaram em 5,68%. O estudo não encontra respaldo para o conceito de preguiça fiscal quando demonstra que os municípios do Grupo B aumentaram suas receitas próprias, demonstrando esforço fiscal.

Biografia do Autor

Victor Godeiro de Medeiros Lima, Universidade de Brasília

Doutorando em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB). Bacharel (UFRN) e Mestre (UnB/UPFB/UFRN) em Ciências Contábeis.

Roberto José Vieira de Sousa Lima, UFRN e UNIRN

Bacharel (UFPE) e Mestre (UnB/UFPB/UFRN) em Ciências Contábeis. Professor de Ciências Contábeis da UNIRN e UFRN em Natal/RN.

Leandro Saraiva Dantas de Oliveira, Univerisidade Federal do Cariri

Bacharel (UFRN) e Mestre (UnB/UFPB/UFRN) em Ciências Contábeis. Graduado em Administração Pública (UFRN). Professor Efetivo de Contabilidade Governamental da UFCA.

Downloads

Publicado

29-04-2018

Como Citar

LIMA, Victor Godeiro de Medeiros; SOUSA LIMA, Roberto José Vieira de; OLIVEIRA, Leandro Saraiva Dantas de. ESFORÇO FISCAL E TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS: OS EFEITOS DA RECESSÃO ECONÔMICA NA ARRECADAÇÃO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1510. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1510. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos