INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE COMO FUNDAMENTOS NA AÇÃO PEDAGÓGICA: APROXIMAÇÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1606Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade. Ação pedagógicaResumo
O presente texto tem por objetivo discutir teoricamente acerca da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade como alternativas para a efetivação das ações pedagógicas no contexto educacional da contemporaneidade. As reflexões desencadeadas constituem-se como recorte da fundamentação teórica da dissertação de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins. O estudo tem como foco o debate em torno da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade como potenciais de mudanças na atualidade, valendo-se da prerrogativa de que é vivenciado um contexto marcado por intensas transformações e que exigem o (re) pensar, (re) construir e encaminhar a ação pedagógica a partir de um olhar sistêmico e da integração dos seus elementos constituintes. Frente às discussões desenvolvidas, pontua-se que a ação pedagógica alicerçada na abordagem inter-transdisciplinar é caracterizada por uma visão de dialogicidade, abertura, integração, valorização da diversidade, da escuta sensível, parcerias e cooperação. Esses elementos são tidos como potenciais para o desencadeamento de práticas e atitudes criativas no cenário educativo.Downloads
Publicado
27-12-2017
Como Citar
SOUSA, Juliane Gomes de; PINHO, Maria José de. INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE COMO FUNDAMENTOS NA AÇÃO PEDAGÓGICA: APROXIMAÇÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1606. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1606. Acesso em: 3 out. 2024.
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Seção
Artigos
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