SER ARTE: CORPO/CRIAÇÃO NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS ATRAVÉS DA TRANSPSICOMOTRICIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1607

Palavras-chave:

TransPsicomotricidade. Transdisciplinaridade. Corpo. Arte.

Resumo

A partir da reflexão sobre os sentidos e significados do que vem a ser uma “escola criativa” este artigo busca explicitar as relações entre Psicomotricidade, Pensamento Complexo e Transdisciplinaridade a partir da proposta da Formação em TransPsicomotricidade Educacional e Clínica que capacita profissionais graduados para a sensibilização pela via do corpo das premissas da reforma do pensamento propostas por Morin, desde o casal grávido ao idoso. Para conseguir realizar tamanho empreendimento o TransPsicomotricista precisa de um mergulho intenso através da experiência corporal, em cada um dos sete saberes. Nesses 17 anos de atuação nas instituições educacionais a TransPsicomotricidade busca abrir espaços reflexivos onde a corporeidade possa ser vivida com intensidade descortinando o SER ARTE, metáfora de uma vida nutrida pela poesia e pela liberdade de ações que buscam a experiência intersubjetiva.

Biografia do Autor

Eduardo Costa, Formação em TransPsicomotricidade Educacional e Clínica

- Doutor e Mestre em Ciências: Saúde da Criança – IFF/FIOCRUZ - Psicomotricista Educacional e Clinico; Fonoaudiólogo; Terapeuta Corporal - Criador e Coordenador da Formação em Transpsicomotricidade Educacional e Clínica que nasceu na UERJ e hoje tem parcerias com SINPRORIO (Rio de Janeiro), IPREDE (Fortaleza); entre outras - Teve como mestres ao longo de sua formação, André e Anne Lapierre (FRANÇA); Mauro Vecchiato (ITÁLIA); Víctor García (ESPANHA); Bernard Aucouturier (FRANÇA), Françoise Desobeau (FRANÇA), Regina Morizot (BRASIL), Beatriz Saboya (BRASIL), dentre outras referências nacionais e internacionais em Psicomotricidade - Docente de diversas Pós-Graduações em Psicomotricidade no Brasil - Sócio Titular da ABP, Presidente da Comissão Científica do XII Congresso Brasileiro de Psicomotricidade ABP (2013), assim como Coordenador da Comissão Científica da ABP - Col. Nacional, de 2011 até 2015. - Consultor em TransDisciplinaridade e TransPsicomotricidade do Crescendo (RJ) - Organizador dos livros: TransPsicomotricidade - WAK Editora, 2013 e Corpo Transbordante - WAK Editora, 2017 - Coordenador Científico do CONGIP - Congresso ONLINE Internacional de Psicomotricidade

Fabienne Bruce, Formação em TransPsicomotricidade Educacional e Clínica

- Graduada em Letras Português/Inglês (FMU/SP) - Especialização em Dificuldades de Aprendizagem: Prevenção e Reeducação (UERJ) - Formação em Transpsicomotricidade Educacional (UERJ) - Formação em Arte-educação (FORMAE/RJ) - Formação de Brinquedista (ABBri/SP) - Formanda em Clínica TransDisciplinar com Eduardo Costa - Educadora na Rede Municipal do Rio de Janeiro - Sócia Titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade - Formadora em TransPsicomotricidade Educacional

Downloads

Publicado

23-07-2018

Como Citar

COSTA, Eduardo; BRUCE, Fabienne. SER ARTE: CORPO/CRIAÇÃO NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS ATRAVÉS DA TRANSPSICOMOTRICIDADE. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1607. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1607. Acesso em: 30 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos