EDUCAÇÃO E AUTONOMIA: PERSPECTIVAS ROUSSENIANAS PARA O ENSINO

Autores

  • Ana Maria Siqueira Silva Universidade Federal de Goiás, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação
  • Evandson Paiva Ferreira Universidade Federal de Goiás, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação http://orcid.org/0000-0001-5482-6471
  • Régis Lopes Silva Universidade Federal de Goiás, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1752

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Política, Autonomia.

Resumo

Neste artigo destacamos a noção de autonomia presente na filosofia de Rousseau. Tomamos como objeto de reflexão quatro obras deste autor: o Primeiro e o Segundo Discurso, O contrato social e o Emílio. É nesta última obra, toda ela dedicada à formação humana, que Rousseau expõe sua pedagogia filosófica, destacando que qualquer ideia de transformação social passa necessariamente pela transformação do homem. E cabe à educação, entendida não como mera escolarização, mas como verdadeiro processo de formação humana, moral e intelectual, esse importante papel político. Desse modo, o estudo de Rousseau mostra sua atualidade na medida em que nos faz por em questão, mais uma vez, os fins da educação. Deixar-se provocar pelo pensamento filosófico de Rousseau, pondo em questão o homem, a sociedade, os valores, as instituições, a educação, faz parte do exercício da autonomia.

Biografia do Autor

Ana Maria Siqueira Silva, Universidade Federal de Goiás, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação

Graduada em Pedagogia (UFG). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/CEPAE/UFG).

Evandson Paiva Ferreira, Universidade Federal de Goiás, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Brasil(2012) Professor Adjunto III da Universidade Federal de Goiás , Brasil

Régis Lopes Silva, Universidade Federal de Goiás, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação

Graduado em Filosofia (UFG). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/CEPAE/UFG).

Downloads

Publicado

23-07-2018

Como Citar

SILVA, Ana Maria Siqueira; FERREIRA, Evandson Paiva; SILVA, Régis Lopes. EDUCAÇÃO E AUTONOMIA: PERSPECTIVAS ROUSSENIANAS PARA O ENSINO. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1752. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1752. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos