DIALOGICIDADE E TEMA GERADOR: PROBLEMATIZAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA O ENSINO SUPERIOR EM TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Márcio Penna Corte Real
  • Carime Rossi Elias Universidade Federal de Goias
  • Cristina Helou Gomide

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1803

Palavras-chave:

Organização das práticas educativas, perspectiva teórico-metodológica, três momentos pedagógicos, Educação como prática da liberdade.

Resumo

O artigo explicita a concepção de educação presente na obra de Paulo Freire intitulada Educação como prática da liberdade. Este conceito é compreendido como caminho para a análise da dinâmica de investigação de temas geradores. Em decorrência, a abordagem temática e a dialogicidade são tomadas como pressupostos analíticos da metodologia intitulada Três momentos pedagógicos problematizadores. O argumento apresentado como pedra de toque gira em torno da possibilidade de os três momentos pedagógicos constituírem uma estratégia educativa com potencial significativo para a organização programática das práticas educativas no ensino superior.

Biografia do Autor

Carime Rossi Elias, Universidade Federal de Goias

Faculdade de Educação Area: Didática e Formação de professores

Downloads

Publicado

23-07-2018

Como Citar

REAL, Márcio Penna Corte; ELIAS, Carime Rossi; GOMIDE, Cristina Helou. DIALOGICIDADE E TEMA GERADOR: PROBLEMATIZAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA O ENSINO SUPERIOR EM TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1803. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1803. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos