DESAFIOS DO PROFESSOR NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA NO MÉTODO DO ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1807

Palavras-chave:

Disciplina de Ética. Processo Ensino-aprendizagem. Metodologias Ativas.

Resumo

O estudo de caso, como método de aprendizagem, torna o estudante sujeito ativo e personagem principal do processo educacional. Nele, porém, o professor desempenha papel fundamental, pois deve atuar como estrategista para que a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades aconteçam da melhor forma possível. Com base numa reflexão sobre a própria prática, o objetivo do presente estudo consiste na apresentação de alguns desafios do professor que adota o estudo de caso como método para a promoção da aprendizagem a partir de uma experiência realizada numa disciplina de Ética no nível da graduação. Os resultados mostram que o método apresenta grandes vantagens em relação ao ensino tradicional, mas requer atenção do professor em relação a diferentes aspectos que podem interferir nos resultados da aprendizagem desejada.

Biografia do Autor

Jaime José Rauber, PUCPR

Doutor em Filosofia e Professor da PUCPR.

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Publicado

23-07-2018

Como Citar

RAUBER, Jaime José. DESAFIOS DO PROFESSOR NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA NO MÉTODO DO ESTUDO DE CASO. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1807. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1807. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos