IDENTIDADE CULTURAL E O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1846

Resumo

O presente texto relata de forma ampla a experiência pedagógica desenvolvida com crianças de 4 até 10 anos, através de uma proposta educativa com enfoque no paradigma da transdisciplinaridade e complexidade e, de forma específica o projeto desenvolvido com um grupo de crianças do 3o ano do Ensino Fundamental 1, o qual teve como objetivo colaborar para a formação da identidade pessoal e social dos indivíduos envolvidos no processo, tendo a Cultura como sustentação desse trabalho. Como temática central para toda a escola foi utilizado o tema “Turismo para o Desenvolvimento Sustentável”, sendo esse sugerido pela UNESCO para o ano de 2017. Sem prescindir da ciência como forma de humanização e libertação, o projeto desenvolvido por cada grupo procurou construir algumas formas de religar o conhecimento balizado pelos pilares educacionais aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.

Biografia do Autor

Gislene Angélica Conceição, Instituto Educacional e Cultural PAIDEIA

Gislene Angélica Conceição, graduada em Pedagoga, Lato senso em Psicopedagogia (UNIVAP) e Mediação para resolução de causas e conflitos (PUC-SP). Experiência profissional nas modalidades Infantil e Fundamental 1, Formação de Professores, Orientação Pedagógica, Direção e Supervisão de Ensino. Atuação na área pública e privada. Mantenedora e Diretora Pedagógica do Instituto Educacional e Cultural PAIDEIA, escola que atende de Berçário a Fundamental 2.

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Publicado

23-07-2018

Como Citar

CONCEIÇÃO, Gislene Angélica. IDENTIDADE CULTURAL E O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1846. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1846. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos