AnReQuim: UM RECURSO DIGITAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2573

Palavras-chave:

Química, equilíbrio químico, Objeto digital de Aprendizagem.

Resumo

Com a crescente presença no contexto social, os dispositivos móveis vêm sendo apontados como uma alternativa para uso em atividades de ensino. De modo que, o objetivo do presente trabalho foi construir um objeto digital de aprendizagem (ODA) do tipo aplicativo multiplataforma, com base em uma pesquisa junto a professores de química, para uso como recurso digital no ensino de conteúdos de equilíbrio químico. O tema ‘equilíbrio químico’ foi selecionado devido a reconhecida complexidade e importância para a compreensão de diversos assuntos da química. Assim, foi realizada uma pesquisa por meio da aplicação de questionário, com professores de química do segundo ano do ensino médio de duas escolas públicas de Mato Grosso, com o intuito de obter os requisitos didático-pedagógicos e funcionais que o aplicativo precisava conter. Esta pesquisa apontou que os assuntos ‘reações químicas e balanceamento de equações’, ‘constante de equilíbrios em termos de pressões parciais’ e ‘influência do catalisador’ foram os mais requisitados para estarem contidos no ODA. Na construção do aplicativo, foram utilizadas ferramentas livres/gratuitas, à fim de não gerar custos de licenciamento. O aplicativo construído foi denominado “AnReQuim”. Esse aplicativo contém como atividades, trezentas e vinte e uma reações diferentes, distribuídas em dez níveis distintos conforme a complexidade. Deste total, quarenta e oito reações possuem animações, construídas para a visualização da animação dos fenômeno a nível atômico/molecular. A utilização do aplicativo AnReQuim proporciona o acesso a animações do fenômeno ‘equilíbrio químico’, podendo fomenter uma construção correta de significados, ora sendo o equilíbrio químico um fenômeno dinâmico, a utilização de representações dinâmicas para os processos de ensino e aprendizagem apresenta destaque sobre os modelos estáticos. De modo análogo, o aluno pode perceber o comportamento e movimentos das partes envolvidas na reação, realizando a vinculação entre a variável teórica e sua representação. Portanto, o AnReQuim possui aspectos pedagógicos, técnicos e conteúdos planejados para atender necessidades dos processos de ensino e aprendizagem em química em sala de aula.

Biografia do Autor

João Milani Júnior, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, Barra do Bugres.

Bacharel em Ciência da Computação, Mestre Ensino de Ciências e Matemática

José Wilson Pires Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Licenciatura em Química, Metre e Doutor em Físico-Química, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Acadêmico.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

MILANI JÚNIOR, João; CARVALHO, José Wilson Pires. AnReQuim: UM RECURSO DIGITAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2573. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2573. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos