OS APLICATIVOS WHATSAPP E IMO COMO POTENCIALIZADORES DE APRENDIZAGENS E INTERAÇÃO PARA UM GRUPO DE SURDOS

Autores

  • Kelli Cristina Freitas Trindade Univates
  • Ieda Maria Giongo Universidade do Vale do Taquari
  • Morgana Domênica Hattge Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2637

Palavras-chave:

Cultura Surda, WhatsApp, Imo, comunicação, interação

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar o uso dos aplicativos Whatsapp e Imo como produtores de aprendizagens e interações para um grupo de surdos que semanalmente se reúne em espaços informais. A investigação se constituiu em uma abordagem qualitativa, tendo gerado o material de pesquisa por meio de observações, caderno de campo, imagens/Print screen da tela do smartphone e entrevistas (videogravadas e, posteriormente, transcritas), realizadas com o grupo pesquisado. A análise do material de pesquisa se deu por meio de algumas ferramentas foucaultianas, em especial as noções de enunciação, enunciado e discurso. Os resultados apontam que o uso dos aplicativos analisados ampliam a interação e comunicação do grupo de surdos entre eles, com a família e a sociedade. Ademais, potencializam os processos de aprendizagem por meio de buscas na internet, pesquisas e debates.

Biografia do Autor

Ieda Maria Giongo, Universidade do Vale do Taquari

Professora vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas e ao Mestrado Profisisonal em Ensino de Ciências Exatas

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

TRINDADE, Kelli Cristina Freitas; GIONGO, Ieda Maria; HATTGE, Morgana Domênica. OS APLICATIVOS WHATSAPP E IMO COMO POTENCIALIZADORES DE APRENDIZAGENS E INTERAÇÃO PARA UM GRUPO DE SURDOS. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2637. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2637. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos