PERCEPÇÕES DOCENTES EM TEMPOS DE (RE)APRENDIZAGENS DOS SABERES DE LINGUAGEM: UM ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Gleyde Ohana Ribeiro dos Santos
  • Rivadavia Porto Cavalcante
  • Weimar Silva Castilho
  • Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2698

Palavras-chave:

Linguagens e Letramento. Organização curricular. Formação Profissional.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a organização curricular do Curso Técnico em Agropecuária Concomitante à etapa do Ensino Médio, de um Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins –IFTO. O atual período de pandemia ocasionado pela COVID-19 e o consequente isolamento social requer redefinição dos modos de ensinar-aprender os saberes de linguagem em contextos escolares remotamente. A readequação do ensino à assimilação daqueles saberes pelos alunos carece de ser investigada. O estudo fundamentou-se na teoria sociocultural vygotskyana do desenvolvimento cognitivo humano associada à Teoria de Transposição Didática de Yves Chevallard e da Pedagogia dos letramentos visando fundamentar possíveis reestruturações do saber em contextos de ensino-aprendizagem presencial e virtual. A pesquisa de revisão teórica, análise documental e estudo de caso possibilitaram estudar qualitativamente o ementário da disciplina “Redação de Documentos Técnicos e Oratória” do referido curso. Mediante entrevista semiestruturada com o professor da disciplina, constatamos limitações na transposição didática dos saberes a ensinar no contexto de ensino presencial e remoto. Os resultados indicam a urgência de revisão na organização curricular e atualização dos métodos de ensino da linguagem devido à recente reconfiguração dos modos de ensinar e aprendê-la associada às novas tecnologias.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

28-12-2020

Como Citar

SANTOS, Gleyde Ohana Ribeiro dos; CAVALCANTE, Rivadavia Porto; CASTILHO, Weimar Silva; DE SENNA, Mary Lúcia Gomes Silveira. PERCEPÇÕES DOCENTES EM TEMPOS DE (RE)APRENDIZAGENS DOS SABERES DE LINGUAGEM: UM ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2698. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2698. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos