AS JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS, A ESCOLA E A CULTURA DIGITAL

Autores

  • Augusto Russini Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2702

Palavras-chave:

Contemporaneidade, Juventudes, Escola, Tecnologias Digitais, Cultura Digital

Resumo

Este artigo tem, por objetivo, apresentar uma reflexão sobre o espaço educativo escolar e suas respectivas conexões com as juventudes contemporâneas. Assim, o estudo contempla dois momentos: primeiramente, uma discussão sobre a contemporaneidade e a escola; posteriormente, uma problematização dos discursos que a vinculam com as juventudes inseridas na cultura digital. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e, para tanto, foram consultados autores que discutem a contemporaneidade, a escola, a emergência da cultura digital e as juventudes. A partir das reflexões, é possível identificar o descompasso entre as juventudes engendradas em um mundo marcado pelo consumo das tecnologias digitais, ou imersa na cultura digital, e a instituição escolar, que mantém suas práticas disciplinadoras erigidas na modernidade. O encontro das juventudes com a escola é, portanto, caracterizado por tensões, visto que, na maioria das vezes, os saberes extraescolares dos estudantes entram em contradição com o conhecimento escolar, que se apresenta fragmentado e desconectado da realidade vivida pelo jovem contemporâneo.

Biografia do Autor

Augusto Russini, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Graduado em História - Licenciatura Plena (UFN) e Tecnologia em Processos Gerenciais (UNICESUMAR), Bacharelado em Administração (UNIFCV), Especialista em Ensino e Pesquisa em História (UFN) e Gestão Educacional (UNIFCV). Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens (UFN) e Doutorando em Educação na ULBRA. Docente no Colégio Fundação Bradesco - Gravataí-RS.

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Publicado

28-12-2020

Como Citar

RUSSINI, Augusto. AS JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS, A ESCOLA E A CULTURA DIGITAL. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2702. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2702. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos