DISCURSIVIDADES SOBRE APRENDER/APRENDIZAGEM NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ÁREA DE ENSINO: OPERANDO COM UM ARQUIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2715

Palavras-chave:

arquivo, teses, ensino, aprender/aprendizagem

Resumo

O artigo, que aqui se apresenta, deriva de uma investigação, realizada junto ao Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), existente desde 2013, com apoio do CNPq e da FAPERGS e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O objetivo da investigação consistiu em tentar compreender de que modo o aprender/aprendizagem vem sendo engendrado nas discursividades pedagógicas das teses de doutorado, da área de ensino, no período de 2010 – 2019. Partindo da perspectiva arquivística de Michel Foucault (2015), buscou-se rastrear no Portal de teses da Capes, as produções acadêmicas que tomaram a noção de aprender/aprendizagem como objeto de estudo. Das 18 teses, oriundas desse rastreamento, foi possível perceber que a área de Ensino ainda traz fortemente pesquisas e pesquisadores, oriundos do campo das Ciências Exatas. Como em todo extrato enunciativo há sempre um lugar de enunciação, um lugar daquele que fala, as discursividades dos pesquisadores investigados carregam consigo o seu lugar de formação e, consequentemente, um determinado modo de ver o campo educacional, assim como, as resultantes conceituações e teorizações.

Biografia do Autor

Bruna Zanini Fiorin, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduanda de Psicologia; Bolsista de Iniciação científica PIBIC/CNPq - Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates)

Angelica Vier Munhoz, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Docente do Centro de Ciências Humanas e Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ensino- Universidade do Vale do Taquari - Univates; Doutora em Educação pela UFRGS.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

FIORIN, Bruna Zanini; MUNHOZ, Angelica Vier. DISCURSIVIDADES SOBRE APRENDER/APRENDIZAGEM NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ÁREA DE ENSINO: OPERANDO COM UM ARQUIVO. Revista Signos, [S. l.], v. 41, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v41i2a2020.2715. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2715. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos