HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3071

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Formação de Professores, História da Ciência.

Resumo

Conhecer a ciência é saber que o conhecimento científico demanda um caminhar construído no decorrer de anos e de forma não vertical. Compreender esse processo é ser alfabetizado cientificamente. Sendo assim, este trabalho buscou relatar uma experiência com ações pedagógicas que abordam a importância do estudo da história da ciência (HC) e da alfabetização científica (AC) na formação de professores. Para desenvolver as ações pedagógicas, optou-se pela abordagem qualitativa com a participação de vinte e quatro alunos matriculados na disciplina de HC do Curso de Licenciatura em Química do IF Sertão-PE, que responderam a um formulário inicial na plataforma Google. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo com três categorias pré-estabelecidas. Os resultados evidenciam que os alunos que fizeram parte da pesquisa compreenderam a importância da HC para sua formação; porém, não conheciam o termo AC. Portanto, há uma necessidade de um ensino que aborde a AC de forma mais explícita durante a formação dos alunos no curso de Licenciatura em Química.

Biografia do Autor

Mônica Dias de Souza Almeida, IF Sertão Pernambucano

MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS, pela Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES (2020), ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA e Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (2011). GRADUAÇÂO EM PEDAGOGIA pela Universidade de Pernambuco (2006). Professor efetivo EBTT do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia Sertão Pernambucano.

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

ALMEIDA, Mônica Dias de Souza; CANSAN, Tamara Cassol Spagnolo; OLIVEIRA, Eniz Conceição. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3071. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3071. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos