APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DIGITAIS RPG NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE O JOGO “AS ORIGENS”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3092

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em jogos digitais, ensino superior, aprendizagem de Ecologia, RPG.

Resumo

Num cenário em que os jogos digitais têm sido alvo de críticas da mídia de massa, desassociados do cenário educativo, este estudo surge para fortalecer a vertente da aprendizagem baseada em jogos digitais no ensino superior. Para este propósito, o seu objetivo geral foi investigar as percepções de um professor e de seus estudantes em torno do processo de aprendizagem de um conteúdo de Ecologia durante o desenvolvimento de um jogo digital RPG numa universidade brasileira. O estudo teve abordagem qualitativa com delineamento em pesquisa-ação pedagógica. Utilizamos a entrevista semiestruturada e questionário para coletar os dados que foram analisados com a técnica Análise do Conteúdo. Como resultados, professor e estudantes concordam que a mediação, colaboração, criação da história, personagens e diálogo com outras mídias influenciaram no processo de aprendizagem do conteúdo científico trabalhado em sala de aula.

Biografia do Autor

Douglas Carvalho de Amorim, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Ciências Biológicas/Licenciatura no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre (2015-2017) e doutor (2017-2021) em Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação na Educação (TDIC) na UFAL, com ênfase investigativa em games em processos de aprendizagem de Ciências Biológicas no ensino médio e superior com publicações sobre o tema em periódicos qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e capítulos de livros. Parecerista Ad Hoc da Revista Científica Intersaberes. Coordenador de projetos de produção de games resultantes de estudos investigativos do mestrado e doutorado a partir do uso do software RPG Maker MV: Game "Invisible World" para o ensino de Citologia no ensino médio e Game "As Origens", para o ensino de Ecologia no nível superior. Cursa especialização em Diversidade Biológica na Faculdade Campos Elíseos (FCE) (2020-2021) e também especialização em Biologia Celular e Molecular na Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2021-2021). Idealizador e dono do canal no Youtube "Biologia em Série", com ênfase em aulas de Biologia voltadas para o exame nacional do ensino médio (ENEM). Domina os idiomas estrangeiros inglês (Casa de Cultura Britânica) e espanhol (Casa de Cultura Campus).

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação (Université de Provence Aix-Marseille I, 2002) e em Linguística (UFAL, 2002), mestre em psicologia (Université de Provence Aix-Marseille I, 1996), Bacharel em Administração (UFPB, 1989), licenciada em Psicologia (UEPB, 1990). Atualmente é professor Associoado III do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação , na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (PPGE). Coordena e orienta pesquisa. Possui publicações nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação a Distância e Tecnologia da Informação e Comunicação na educação, com ênfase nos seguintes temas: Interação online, Avaliação da aprendizagem online, tutoria, concepção e elaboração de material didático, gestão, formação do professor.

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

AMORIM, Douglas Carvalho de; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo. APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DIGITAIS RPG NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE O JOGO “AS ORIGENS”. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3092. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3092. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos