APROXIMAÇÕES ENTRE BASES NEUROBIOLÓGICAS DA MEMÓRIA HUMANA E PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA DIALÉTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3169

Palavras-chave:

neurociência cognitiva, metodologia dialética, construção do conhecimento

Resumo

O presente artigo constitui-se de pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica, visando refletir sobre as possíveis relações no campo educacional entre a metodologia dialética e a neurociência cognitiva, no que diz respeito ao processamento da informação por mecanismos cerebrais humanos. O objetivo da pesquisa é mostrar os princípios neurocientíficos da memória associados às dimensões da abordagem metodológica dialética. E embora se reconheça que o ato de aprender envolva diferentes mecanismos neurobiológicos como atenção, emoções, motivação, sono e plasticidade cerebral, opta-se no artigo por estabelecer como recorte aproximações entre tipos de memórias e suas funções, com os momentos propostos pela metodologia dialética. Para tanto, apresentam-se inicialmente conceitos sobre consolidação de memórias no campo da neurociência cognitiva e os três momentos da dialética (mobilização, construção e elaboração de síntese do conhecimento). Na sequência, busca-se aproximações entre essas duas dimensões, compreendendo a primeira com uma área complementar e a segunda como uma estratégia didática direcionada à construção de conhecimentos. Por fim, evidenciam-se os sombreamentos entre os dois campos e apontam-se novas possibilidades para pensar uma neurodidática, mostrando que compreender mecanismos cerebrais envolvidos no ato de aprender surge como condição à efetivação de uma prática escolar que busca favorecer a aprendizagem.

Biografia do Autor

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo, Instituto de Ciências Exatas e Geociências

Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2011) Professora Titular da Universidade de Passo Fundo , Brasil

Estela Mari Santos Simões da Silva, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Passo Fundo

Caroline Maria Ghiggi, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Passo Fundo

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

ROSA, Cleci Teresinha Werner da; SILVA, Estela Mari Santos Simões da; GHIGGI, Caroline Maria. APROXIMAÇÕES ENTRE BASES NEUROBIOLÓGICAS DA MEMÓRIA HUMANA E PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA DIALÉTICA. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3169. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3169. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos