INOVAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3286

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino de Ciências, Educação Básica

Resumo

As metodologias ativas surgem como alternativa à prática educativa, propiciando o desenvolvimento de uma prática mais consistente e promotora da constituição de diferentes habilidades nos discentes, e contribuindo para a diversificação e personalização do processo de ensino e aprendizagem, o que implica na diminuição de barreiras diante de situações de não aprendizagem. Assim, levando-se em consideração a importância do ensino de Ciências articulado ao uso de metodologias alternativas e inovadoras, o objetivo desta pesquisa foi realizar um mapeamento e analisar a aplicação, as potencialidades e as limitações das metodologias ativas no ensino de Ciências na educação básica, identificando os métodos mais utilizados nesse âmbito. Com esse propósito, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, apresentando como método a revisão sistemática de literatura, a partir de 31 publicações, dentre artigos científicos, dissertações e teses publicados entre os anos de 2018 e 2022. Com esta pesquisa, destacou-se as metodologias ativas mais aplicadas no ensino de Ciências e verificou-se que há uma gama de estratégias e estímulos diferenciados. Entre os desafios elencados estão a falta de formação docente em relação às metodologias ativas, seja por falha curricular ou falta de interesse e/ou tempo, a falta de conhecimento e as práticas pedagógicas tradicionais. Contudo, é notável que as metodologias ativas elencam contribuições significativas para uma educação de qualidade, uma vez que consideram os diferentes modos de aprender dos estudantes e os colocam com postura ativa no seu aprendizado.

Biografia do Autor

Geane Elise Boesing, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECIM) pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA/CAPES (2022). Especialista em Microbiologia de Alimentos pela Universidade FEEVALE (2019) e em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2016). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2010). Atualmente, é professora de Ciências e de Iniciação Científica do ensino fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Tupandi.

Paulo Tadeu Campos Lopes, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Licenciado em Ciências Biológicas pela PUCRS (1991), Mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela UFRGS (1994) e Doutor em Fitotecnia pela UFRGS (1999). Atualmente é professor adjunto V da Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, atuando como professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e nos cursos de graduação em Biomedicina e Educação Física. Na ULBRA, atuou como Coordenador de Pesquisa do Centro Universitário Luterano de Santarém, Coordenador Geral de Pesquisa para as unidades do centro-oeste e do norte, Coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino. Tem experiência na área de Ciências atuando, principalmente, em inclusão digital, metodologias ativas no ensino e recursos digitais no ensino.

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

BOESING, Geane Elise; LOPES, Paulo Tadeu Campos. INOVAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS. Revista Signos, [S. l.], v. 43, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3286. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3286. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos