ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO – POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES

Autores

  • Wesley Gonçalves do Nascimento Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3308

Palavras-chave:

Educação Financeira, Educação de Jovens e Adultos, Financeiro, Endividamento, Inadimplência.

Resumo

Este artigo tem como foco o Ensino da Educação Financeira em cursos técnicos integrados da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo esta uma temática ainda não presente em muitas instituições federais de educação do país. Buscando contribuir para a formação de alunos criativos e críticos financeiramente, por meio de uma proposta de inclusão do ensino da Educação Financeira, ensinando-os a desenvolver raciocínios satisfatórios nas operações financeiras, mostrando-lhes estratégias de avaliação para melhorar a administração do seu dinheiro e influenciando seguramente nas suas decisões de consumo e investimento, organizou-se a seguinte proposta. Objetiva investigar como tem ocorrido a abordagem da temática Educação Financeira em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e propor a inclusão dessa abordagem nos cursos ‘Técnico em Alimentos’ e ‘Modelagem do Vestuário’. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por intermédio de análise documental nos projetos de curso, matrizes curriculares e programas de disciplinas desses cursos para investigar a presença da Educação Financeira. Os dados coletados foram analisados seguindo as orientações da análise descritiva. Constatou-se que, os cursos técnicos em análise, apresentam na disciplina de Matemática do segundo período apenas um tópico de porcentagem que está relacionado à área de finanças. Foi elaborada uma proposta para a inclusão de uma disciplina de Ensino da Educação Financeira buscando contribuir significativamente na formação dos estudantes, fazendo-os pensar estrategicamente com criticidade e criatividade.

Biografia do Autor

Wesley Gonçalves do Nascimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestre em Ensino.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, UNIVATES

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE.

Downloads

Publicado

13-07-2023

Como Citar

NASCIMENTO, Wesley Gonçalves do; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO – POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3308. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3308. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos