O PAPEL DO PROFESSOR COM COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Autores

  • José Renan De Souza Belém Univates/Instituto Federal do Amazonas
  • Silvana Neumann Martins Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3322

Palavras-chave:

professor com comportamento empreendedor, processos de ensino e aprendizagem, comportamento empreendedor.

Resumo

O presente artigo apresenta como professores com comportamento empreendedor podem contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem de alunos do ensino técnico do IFAM - campus Coari. Para isso, partiu-se da hipótese de que o IFAM - campus Coari possui professores com comportamento empreendedor, que tendem a desenvolver um ensino diferenciado, contribuindo mais fortemente na aprendizagem dos alunos. Para isso foi fundamental detectar os professores dos cursos técnicos do IFAM que possuem comportamento empreendedor; conhecer as estratégias de ensino utilizadas por eles em aulas presenciais e remotas e verificar a contribuição dos docentes com o referido comportamento nos processos de aprendizagem dos alunos do IFAM. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e que possui aproximações com o estudo de caso, foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) - campus Coari. Os sujeitos foram 36 (trinta e seis) alunos do terceiro ano dos cursos técnicos integrados de nível médio em: Agropecuária e Informática para Internet, sendo 18 (dezoito) alunos de cada turma. Para a realização da pesquisa, foi utilizado o Grupo Focal (GF). Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). A partir da realização dos seis grupos focais com seis alunos, percebeu-se que o papel do Professor com comportamento Empreendedor é o diferencial para a concretização das práticas eficazes que contribuem nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos do Instituto.

Downloads

Publicado

13-07-2023

Como Citar

BELÉM, José Renan De Souza; MARTINS, Silvana Neumann. O PAPEL DO PROFESSOR COM COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3322. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3322. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos