ENSINO REMOTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DISCUTINDO A REALIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM JUAZEIRO DO NORTE (CE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3332

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Ensino remoto, Recursos tecnológicos, Trabalho docente

Resumo

Este artigo é um recorte de dissertação de mestrado na área do Ensino. A temática está centrada no ensino remoto e no desenvolvimento de práticas pedagógicas nas séries iniciais do Ensino Fundamental, buscando responder à problemática: Como professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública municipal de Juazeiro do Norte (CE), movimentaram-se pedagogicamente no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19, no biênio 2020-2021? Com o intuito de investigar os movimentos pedagógicos realizados por professores, desenvolveram-se os seguintes objetivos específicos: conhecer as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores durante o ensino remoto, elencar como ocorreu o planejamento e implementação da atividade docente, e ainda discutir os principais desafios impostos pelo ensino remoto. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, aproximando-se dos pressupostos teóricos do estudo de caso e com análise de dados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que os professores conseguiram se apropriar de diferentes recursos e estratégias, mas que a falta de contato com o aluno e sua falta de acesso ao mundo digital lhes propiciou a sensação de ineficiência no trabalho realizado.

Biografia do Autor

Cícera Tatiana Pereira Viana, EEF Fundação Educacional Rotary Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte (CE)

Professora Licenciada em Pedagogia (Universidade do Vale do Acaraú - UVA - 2014); Especialista em Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico (Faculdade São Francisco da Paraíba - 2016), em Psicopedagogia Institucional e Clínica (Faculdade São Francisco da Paraíba - 2017) e em Docência no Ensino Superior (Faculdade Única de Ipatinga - 2017); Mestra em Ensino (Universidade do Vale do Taquari - Univates - 2023)

Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Juazeiro do Norte

Professor Licenciado em Ciências (Universidade Regional do Cariri - URCA - 2003); Especialista em Matemática e Física (Universidade Regional do Cariri - URCA - 2007); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (Universidade Federal do Ceará - UFC - 2014); Doutorando em Ensino de Ciências Exatas (Universidade do Vale do Taquari - Univates - 2021/2024)

Silvana Neumann Martins, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Professora Doutora em Educação (PUC-RS), Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Univates) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (Univates)

Downloads

Publicado

13-07-2023

Como Citar

VIANA, Cícera Tatiana Pereira; FERREIRA, Guttenberg Sergistótanes Santos; MARTINS, Silvana Neumann. ENSINO REMOTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DISCUTINDO A REALIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM JUAZEIRO DO NORTE (CE). Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3332. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3332. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos