CONCEPÇÕES SOBRE BILINGUISMO: UMA METANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTIFICAS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM

Autores

  • Isabela Vieira Barbosa Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Caique Fernando da Silva Fistarol Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB http://orcid.org/0000-0001-7650-7324
  • Márcia Regina Selpa Heinzle Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3347

Palavras-chave:

Concepções sobre bilinguismo, Línguas minoritárias, Produções científicas, Metanálise.

Resumo

O objetivo deste artigo é socializar dados parciais de uma pesquisa maior que integra os estudos de um observatório da internacionalização da Educação Básica. Neste sentido, o recorte aqui apresentado teve como objetivo analisar as concepções de bilinguismo e de educação bilíngue adotadas por pesquisadores em produções científicas relacionadas às áreas de Educação e de Linguagem no Brasil, entre os anos de 2010 e 2015. Para isso, foi desenvolvida uma metanálise qualitativa (SACARDO; SOUSA, 2008) a partir do levantamento de teses, dissertações e artigos em bases de dados que abordassem o conceito de bilinguismo. Para a análise destes dados, nos embasamos nos estudos de Megale (2005) organizando os autores em duas categorias definidas a priori: i) unidimensional; ii) multidimensional. Os dados sugerem que, apesar dos diferentes campos de investigação e das metodologias empregadas, a maioria dos trabalhos se direciona para uma concepção que aborda o sujeito situado em um contexto de bi/plurilinguismo (CAVALCANTI, 1999, 2011), além de considerar a interação entre diversas áreas do conhecimento, língua e cultura, caracterizadas, neste trabalho, a partir de uma vertente multidimensional (MEGALE, 2005).

Biografia do Autor

Isabela Vieira Barbosa, Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Caique Fernando da Silva Fistarol, Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Doutorando em Educação e Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Márcia Regina Selpa Heinzle, Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas – UNICAMP

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

13-07-2023

Como Citar

BARBOSA, Isabela Vieira; FISTAROL, Caique Fernando da Silva; HEINZLE, Márcia Regina Selpa. CONCEPÇÕES SOBRE BILINGUISMO: UMA METANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTIFICAS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3347. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3347. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos