TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores

  • Elaine Marilene Stack Paludo UNIVATES - Universidade do Vale do Taquari , Lajeado. Rio Grande do Sul.
  • Derli Juliano Neuenfeldt UNIVATES - Universidade do Vale do Taquari , Lajeado. Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3356

Palavras-chave:

Ensino, Tecnologias Digitais, Educação Física Escolar

Resumo

O presente estudo, que aborda o uso das tecnologias digitais na Educação Física Escolar, tem o objetivo de identificar e de analisar as produções científicas relacionadas ao uso das tecnologias digitais, como recursos didático-pedagógicos, no ensino da Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo método se baseia em pesquisa bibliográfica e análise textual discursiva. A coleta de dados foi realizada entre os meses de abril até junho de 2022, a partir do levantamento de produções de dois bancos de dados: o Banco de Teses e de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As produções levantadas correspondem ao período entre 2017 e 2022, sendo utilizados os descritores: “Ensino”, “Educação Física” e “Tecnologias Digitais”. Foram selecionados onze artigos e sete dissertações. Entre os recursos de tecnologia digital utilizados como estratégias de ensino, destacou-se o uso de instrumentos como o Smartphone e o Tablet, bem como de aplicativos (QR-Code, Google Fit, Apple Health, Fitness Runkeeper, WhatsApp, Just Dance). Analisando os resultados das produções pesquisadas, constatou-se a possibilidade de articulação das tecnologias digitais com o ensino de Educação Física escolar. Por outro lado, também foram apontadas limitações, que se referem às condições de acesso às tecnologias digitais pelas unidades escolares, bem como, à formação inicial e continuada de professores. Por fim, considerando as produções analisadas, verificou-se que o ensino mediado pelas tecnologias digitais não substitui o professor, mas potencializa novas experiências no ensino da Educação Física escolar.

Biografia do Autor

Elaine Marilene Stack Paludo, UNIVATES - Universidade do Vale do Taquari , Lajeado. Rio Grande do Sul.

Educação, ensino, Educação Física, Matemática, Educação Especial e Inclusiva.

Derli Juliano Neuenfeldt, UNIVATES - Universidade do Vale do Taquari , Lajeado. Rio Grande do Sul.

Doutor em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - Univates/RS

Downloads

Publicado

13-07-2023

Como Citar

PALUDO, Elaine Marilene Stack; NEUENFELDT, Derli Juliano. TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO DE REVISÃO. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3356. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3356. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos