ESCRILEITURA NO CURRÍCULO DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA DA ARQUEOGENEALOGIA FOUCAULTIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3364

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Currículo, Escrita, Leitura, ExperimentAção.

Resumo

O objetivo do presente artigo é pensar e problematizar sobre a experimentação da escrileitura (escrita e leitura) no Ensino de Ciências da Natureza. Neste estudo de revisão bibliográfica, o caminho teórico metodológico, se deu a partir de aproximações da vertente dos estudos pós-críticos recorrendo a arqueogenealogia de Foucault (2013). Nesse viés, evidenciamos a carência de estudos que apresentassem discussões acerca da experimentação e da escrileitura, bem como, compreendemos, que ler e escrever são tarefas da escola e de todas as áreas, inclusive das Ciências, assim buscamos enfatizar que a escrita e a leitura, não podem ser compreendidas apenas como prática sistemática de codificar e decodificar, palavras, frases e textos, mas devemos ampliar a compreensão para um viés pós-crítico de aprendizagem.

Biografia do Autor

Catiane Schaurich, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo

Mestranda PPGEC/UFFS, Cerro Largo, RS, Brasil. catischaurich@yahoo.com.br.

Deniz Alcione Nicolay, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo

Doutor em Educação pela UFRGS. Professor permanente do PPGEC/UFFS, Cerro Largo, RS, Brasil. Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1.580, São Pedro, CEP 97900-000, Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil. Email: deniznicolay@uffs.edu.br.

Downloads

Publicado

13-07-2023

Como Citar

SCHAURICH, Catiane; NICOLAY, Deniz Alcione. ESCRILEITURA NO CURRÍCULO DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA DA ARQUEOGENEALOGIA FOUCAULTIANA. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3364. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3364. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos