PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA: UMA ANÁLISE DO MATERIAL DO PROJETO APROVA BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3365

Palavras-chave:

material didático, Aprova Brasil, ensino de gramática, gramática contextualizada

Resumo

Nas últimas décadas, as discussões sobre o ensino de línguas têm sugerido um trabalho contextualizado com a gramática. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar a abordagem do ensino de gramática no livro de 8º ano do projeto Aprova Brasil (Soluções Moderna), que visa à preparação de estudantes para avaliações externas como a Prova Brasil, que avaliam a sua competência leitora. Para isso, atividades do material foram analisadas qualitativamente, com base nos postulados de Antunes (2007, 2014) e Possenti (1996). Os resultados mostraram um trabalho contextualizado com a gramática, focado na produção de sentidos dos elementos dentro do texto, em vez de uma redução à nomenclatura ou de uma abordagem descontextualizada, o que prepara o aluno para os usos sociais da língua.

Biografia do Autor

Ana Claudia Oliveira Azevedo, UESB

Doutoranda e Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Línguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Docência e Prática de Ensino em Português e em Docência no Ensino Superior e Metodologias Ativas. Licenciada em Letras Modernas (Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Foi bolsista Fapesb e voluntária de Iniciação Científica no projeto de pesquisa "A relação entre estilo e gênero vista sob a perspectiva processual: desvendando segredos da criação", coordenado pela Professora Doutora Márcia Helena de Melo Pereira. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos da Linguagem (GPEL). Membro do projeto de extensão "Clubes de Leitura Camillo de Jesus Lima". Atualmente, leciona a disciplina de Língua Portuguesa na rede municipal de Vitória da Conquista/BA e a disciplina de Produção Textual na rede privada. Tem experiência na área de Linguística Textual, com foco em gêneros discursivos digitais (especialmente o gênero tweet), reelaboração de gêneros, hipertexto, letramento digital, letramento acadêmico, dados processuais e análise de materiais didáticos.

Downloads

Publicado

13-07-2023

Como Citar

AZEVEDO, Ana Claudia Oliveira; LOPES, Ana Clara Benevides; PEREIRA, Márcia Helena de Melo. PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA: UMA ANÁLISE DO MATERIAL DO PROJETO APROVA BRASIL. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3365. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3365. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos